Prefeitura coloca 263 novas auxiliares de cozinha e serventes nos CMEIs e Escolas

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 11 de março de 2022

No total, 118 serventes chegam para trabalhar na limpeza dos ambientes e 145 nas cozinhas e refeitórios escolares. Elas começam a chegar nesta segunda (14) nas unidades escolares.

Após concluir rapidamente o processo de contratação de empresas para a colocação de novas serventes escolares e auxiliares de cozinha nos CMEIs e Escolas de Ponta Grossa, a Prefeitura está possibilitando a colocação de 263 novas profissionais para exercício destas funções. Destas, 212 pessoas chegam aos CMEIs e Escolas Municipais já a partir da próxima segunda-feira (14).

Nesta data, as unidades receberão 91 serventes e 121 auxiliares de cozinha. Na sequência, serão encaminhadas outras 20 serventes e 31 auxiliares de cozinha, seguindo os contratos realizados com as empresas vencedoras do certame. Elas se juntarão às profissionais do ensino que já atuam como servidoras públicas, visando aprimorar ainda mais os serviços prestados em cada uma das unidades e que atendem 32 mil alunos.

A licitação destes serviços foi realizada no dia 16 de fevereiro, conforme divulgado pela Prefeitura. O pregão foi finalizado na última segunda (07), respeitando todos os prazos legais, com os contratos com as empresas terceirizadas assinados na quinta-feira (10). Grande parte das profissionais já foi contratada e encontra-se à disposição para o início dos trabalhos. A contratação é feita diretamente pelas empresas.

“Estas contratações são mais um compromisso assumido com a comunidade escolar, o qual estamos cumprindo. Para se ter uma ideia, elas representam um aumento de 23,6% no número de serventes e de 101% na quantidade de auxiliares de cozinha. E vamos avançar ainda mais, a população pode ter certeza”, afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.

A novidade foi comunicada pela secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, às diretoras das 153 unidades escolares. “A chegada destas trabalhadoras vai contribuir significativamente para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados nas unidades. Elas chegam após uma grande reposição que a Prefeitura está realizando dentro das salas de aula, com cerca de 270 convocações de professores. Isso demonstra que nosso olhar está voltado para a escola em todos os sentidos e vamos continuar qualificando as pessoas e melhorando as condições de trabalho em todas as funções exercidas no ambiente escolar”, observa a secretária.

Ainda nesta sexta-feira, cada unidade escolar está recebendo a confirmação sobre o início das novas profissionais. A Secretaria Municipal de Educação está realizando todas as orientações necessárias às diretoras e diretores para a organização dos trabalhos. A SME também manterá com as gestoras e gestores escolares um canal direto para quaisquer dúvidas a respeito do dia a dia destas profissionais que chegam para apoiar a Educação.

Insumos garantidos

Além da contratação das profissionais, as empresas contratadas fornecerão o uniforme e todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para o trabalho. Todos os materiais de limpeza e demais insumos necessários para os trabalhos dessas profissionais já estão disponíveis para o uso em todas as unidades escolares. Desde 2021 a Secretaria de Educação direcionou grandes quantidades de materiais de limpeza e higienização para o uso de todas as unidades escolares do Município.