SME 1 semana atrás

Educação infantil de Guarapuava conhece CMEIs de Ponta Grossa

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 22 de abril de 2024

Equipe da cidade paranaense realiza imersão em Ponta Grossa, buscando referências pedagógicas para aprimorar o aprendizado de seus alunos.

Uma equipe da Educação Infantil e também do ensino de Língua Inglesa de Guarapuava, região Centro-Sul do Paraná, visitou CMEIs de Ponta Grossa, nesta última semana, em busca de referências pedagógicas inovadoras para aprimorar as práticas da Educação Infantil no município. O grupo foi recebido por integrantes da Secretaria Municipal de Educação.

Este é o segundo grupo do município que visita os Campos Gerais – outra comitiva conheceu a Educação ponta-grossense em março deste ano. No ano anterior, havia sido a vez de Ponta Grossa conhecer as práticas em Guarapuava. Entre os desafios estão a desmistificação de conceitos e a adoção de novas práticas inovadoras – processo em que a Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa está avançando com sucesso.

“Nos alegramos muito por receber as professoras de outros municípios para trocar experiências, oferecendo ideias que possam contribuir para o desenvolvimento de suas redes e de seus estudantes”, comentou a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

Desta vez, o objetivo de Guarapuava foi conhecer mais detalhes sobre a Educação Infantil, suas práticas pedagógicas e, também, sobre o programa English For Kids, que é oferecido para o público a partir do Infantil IV em Ponta Grossa e a partir do 5º ano naquela cidade, com o programa Guará Kids.

Uma das integrantes do grupo, professora Patrícia Nascimento, assessora pedagógica da Educação Infantil, conta que conhecer realidades distintas e a busca por propostas inovadoras na área são formas de melhorar o ensino em Guarapuava. “Sempre buscamos coisas novas, visando o nosso crescimento, e sempre fala-se muito bem da Educação de Ponta Grossa. Conhecemos os CMEIs e estamos encantadas, vamos pensar em levar muitas coisas para nossa cidade”, elogia a professora.

Entre as metodologias, a equipe destaca a prática que usa os símbolos individuais dos alunos e das turmas para conduzir o aprendizado na Educação Infantil. “Outra coisa que nos chamou muito a atenção foi a questão do protagonismo da criança, vimos que aqui está sendo feito isso e buscamos levar”, comenta a professora Amanda Guiné Finger.

Visita – Quatro professoras guarapuavanas participaram da visita: Daiane Aparecida Nascimento, Patrícia Nascimento, Luciana Hey e Amanda Guiné Finger.