Estão abertos os cadastros de pré-matrícula para 2024 em Ponta Grossa

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 1 de setembro de 2023

Cadastros devem ser feitos pelo site da Prefeitura de Ponta Grossa, pelo ícone Matrícula online

A Prefeitura de Ponta Grossa está antecipando neste ano o cadastro para as solicitações de vagas para os CMEIs e escolas da Rede Municipal de Ensino, ano letivo 2024. Podem ser cadastrados os pedidos para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, até o 5º ano. As pré-matrículas estão abertas de 1º de setembro até 1º de outubro deste ano.

Devem fazer este cadastramento os responsáveis pelos alunos que vão entrar em 2024 na rede municipal ou que vão trocar de CMEI ou de Escola no ano que vem. Os cadastros feitos para 2023 não serão válidos para 2024, ou seja, estes alunos deverão fazer nova solicitação. Em caso de perda do prazo ou de não comprovação das informações prestadas no pré-cadastro, será possível fazer nova solicitação somente a partir de 27 de dezembro.

O link de acesso está disponível no portal da Prefeitura de Ponta Grossa, pelo ícone Matrícula online, ou ainda pelo endereço web.pontagrossa.pr.gov.br/prematricula. É possível fazer todo o processo pelo celular ou computador.

Antes de iniciar o cadastramento da solicitação da vaga, é necessário que o responsável tenha um email e telefone pelos quais irá futuramente receber o chamado do CMEI ou Escola. Já na página do cadastramento, é necessário ler todas as orientações e clicar no termo de compromisso para prosseguir.

Na página os pais deverão selecionar três opções de locais, por ordem de prioridade. É importante que o responsável se informe sobre o endereço de cada uma das opções e verifique se terá condições de levar os alunos até esta unidade – os endereços das unidades escolares estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Educação. De 30 de outubro a 7 de novembro acontecerá a 1ª chamada para as matrículas contempladas em 1ª opção.

A sugestão é que os pais façam com calma a leitura das orientações contidas no site e assinalem corretamente no sistema as informações, que deverão ser comprovadas com documentos no momento da matrícula, após ser chamado pelo CMEI ou Escola. Em caso de dificuldade ou dúvida, o responsável pode ir até uma escola ou CMEI, ou ainda até o Serviço Social Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Rua Valério Ronchi, 55), onde a pessoa poderá fazer o cadastro com apoio dos servidores da SME.

Atendimento em 2024

O município conta atualmente com 88 escolas e 68 CMEIs. Para o próximo ano estão previstos para entrar em funcionamento três novos CMEIs, na Vila Cristina/Hilgemberg, Santa Marta e Núcleo 31 de Março. Com a ampliação em andamento de outros cinco locais, a expectativa é da criação de aproximadamente 1.500 novas vagas na Educação Infantil para o ano letivo, reduzindo ainda mais a espera por uma vaga de creche.

Das 88 escolas, 70 delas atenderão em período integral e 21 terão turmas também em período parcial, em todas as regiões da cidade.

Em relação ao berçário, o cadastro poderá ser feito para crianças que completarem sete meses até o dia 31 de março do ano que vem. Serão 17 locais para este atendimento, um dos que estão em crescimento na cidade.

Para a Educação Infantil, 11 escolas atenderão turmas de 04 e 05 anos em período parcial. Já os CMEIs, atenderão todos apenas em período integral.