SME 1 ano atrás

Educação lança o IX Congresso de Educação de Ponta Grossa

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 19 de agosto de 2022

Principal evento pedagógico do município debaterá o tema “Equidade na Educação: Compromisso com o direito de aprender”

A Secretaria Municipal de Educação fará na próxima segunda-feira (22) o lançamento virtual da nona edição de seu principal evento para a formação continuada e atualização profissional dos profissionais do ensino em Ponta Grossa. O IX Congresso de Educação de Ponta Grossa discutirá a “Equidade na Educação: Compromisso com o direito de Aprender”.

Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, os congressos anuais realizados em Ponta Grossa representam que a cidade está sempre um passo à frente nas grandes discussões realizadas nacionalmente. “No congresso de 2021, em plena pandemia, discutimos os grandes desafios que se apresentavam para a escola, entre eles os efeitos do isolamento social, a possível defasagem no aprendizado e o retorno seguro às aulas presenciais, tudo o que efetivamente ocorreu em 2022. Neste ano vamos debater o tema da educação com equidade, o que significa observar a singularidade de cada criança e compreender o que cada uma precisa para ter suas habilidades e capacidades desenvolvidas, oferecendo diferentes abordagens para cada indivíduo. Este é um tema emergente na educação no Brasil”, analisa Simone.

A prefeita Elizabeth Schmidt avalia que o conhecimento discutido nos congressos é um diferencial no ensino em Ponta Grossa. “Nossos profissionais do ensino têm à disposição conhecimentos e formações como em nenhuma outra cidade deste país. Estamos na vanguarda e sempre antecipando tendências educacionais, exigências legais e a preparação necessária para colocar nossos educadores à frente nos desafios da educação, pensando sempre nos alunos”, afirma a prefeita.

Programação
Para este ano, a programação contará com 20 palestras, além de 36 oficinas e outras atividades práticas direcionadas para o público-alvo, formado especialmente por professores da rede municipal de ensino, acadêmicos e demais profissionais da área. As inscrições serão abertas a partir do dia 23 de agosto, sendo em sua maioria limitadas e gratuitas, abertas a todos os que tenham o real interesse em participar dos eventos. Para as crianças são realizadas diversas atividades no Parque Ambiental.

O evento será híbrido, contemplando trabalhos presenciais com vagas limitadas, e também transmissões online, sem limite de ouvintes. Serão dois momentos para o início das atividades: o primeiro será na abertura das exposições, atividades pedagógicas e artísticas no Parque Ambiental, no dia 07 de setembro, às 14h. O segundo será com a abertura oficial, no dia 08 de setembro, às 18h30, no Cine-Teatro Ópera. Também serão realizadas atividades no Auditório da Faculdade Santana, Unicesumar, Conservatório de Música Maestro Paulino, UTFPR, Centro de Educação Ambiental no Lago de Olarias, Faculdade Censupeg, Colégio Sagrada Família, SESC Estação Saudade e Museu de Ciências Naturais (Campus UEPG – Uvaranas).

Transmissões online
As palestras online serão transmitidas pelo canal do Núcleo de Formação, Avaliação e Tecnologia Educacional dos Profissionais da Educação – órgão da Secretaria Municipal de Educação – com apoio da Nutead/UEPG. O endereço é youtube.com/NufatPontaGrossa. A programação completa e as inscrições estarão disponíveis em 23 de agosto, no link sme.pontagrossa.pr.gov.br/congresso2022 .