SME 3 semanas atrás

5,8 mil alunos da Rede Municipal visitam o Ópera em uma semana

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 5 de abril de 2024

Estudantes das escolas municipais de Ponta Grossa estiveram no Cine Teatro Ópera para a encenação da peça Carmela, Caramelo e Remela

Com uma potente mensagem sobre o poder de cada criança em se tornar um poeta ou poetisa, a peça ‘Carmela, Caramelo e Remela’ foi vista por 5,8 mil alunos de 37 escolas da Rede Municipal de Ensino em apenas cinco dias nesta semana, de 1º a 05 de abril, no Cine-Teatro Ópera, em Ponta Grossa.

A ação foi realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e de Educação, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e patrocinadores. Todos os alunos foram transportados pelas 37 unidades escolares participantes, com apoio da Secretaria Municipal de Educação. A peça teatral infantil faz parte do programa Crianças do Teatro – 2ª Edição, realizada no mês de abril.

Os estudantes se divertiram com a peça, baseada no livro “Quando eu era Pequena”, da poetisa Adélia Prado, com produção da X-Plan Produções Artísticas e com a direção de Giovana de Liz. “O espetáculo começa com quatro crianças brincando em uma biblioteca. Quando encontram o livro da Carmela, que é o pseudônimo da Adélia Prado, resolvem cada uma virar Carmelas e viver uma parte do livro”, explica a diretora da peça.

Roteiro
Durante a aventura os pequenos espectadores acompanham os personagens Feijó, Cadu, Teteia e Babu em um caminho repleto de imaginação, descobertas, música e poesia, com canções tocadas ao vivo. “Esta é uma mensagem que buscamos passar sempre em nossas ações na Secretaria Municipal de Educação, demonstrando que cada um e cada uma de nossas crianças tem sim esse poder de imaginar, criar e tornar-se um poeta ou poetisa”, comenta a professora Liz Angela Gonçalves, coordenadora dos projetos de leitura da SME.

Apoio
Com duração de 40 minutos, o espetáculo é indicado para crianças de 6 a 12 anos. A entrada é gratuita e faz parte de uma iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria Estadual da Cultura e Palco Paraná, com patrocínio da Audi Brasil e apoio da Prefeitura de Ponta Grossa através das secretarias municipal de Educação e de Cultura.