Prefeitura beneficia 32 mil alunos com novos materiais escolares

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 9 de fevereiro de 2022

Nesta quarta (09) a Prefeitura entregou kits escolares para 23 mil alunos do Ensino Fundamental. Alunos da Educação Infantil também recebem os materiais, que ficam em sala de aula para uso com os professores.

Em Ponta Grossa os alunos da rede municipal não precisam comprar materiais escolares. A Prefeitura está entregando, já nesta primeira semana de aulas, 23 mil kits de materiais escolares individuais para todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes da Educação Infantil também já estão sendo beneficiados com os novos materiais, que ficam à disposição dos professores em todos os CMEIs. Nesta quarta (09) a prefeita Elizabeth Schmidt realizou a entrega simbólica dos materiais para todos os alunos do município, em cerimônia na Escola Municipal Glacy Camargo Secco, no Costa Rica, em Uvaranas.

O valor investido nos materiais cedidos aos alunos do Fundamental é de R$ 894.185,00. No entanto, a soma total investida em materiais de expediente, papelaria e demais materiais escolares usados para os 32 mil alunos da rede municipal e para o funcionamento das unidades é bem maior. No total geral, o valor das aquisições para o início de um ano letivo com qualidade é de R$ 3.806.307,70.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou o benefício econômico para a população e colocou o novo material como um elemento para que os alunos desenvolvam todo o seu potencial. “Isso não existia em um momento passado e felizmente, hoje, podemos oferecer todas as condições para que os estudantes aprendam, descubram e desenvolvam as suas habilidades. Os materiais também representam também mais comida na mesa das famílias, pois é um gasto a menos para os pais”, observa a prefeita, que também comemorou a chegada, em breve, dos novos uniformes escolares e outros equipamentos.

Segundo a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, uma série de equipamentos, uniformes e outros insumos chegarão às escolas e CMEIs ao longo do ano. “Em breve teremos ainda a entrega de novos uniformes, produtos de informática, materiais esportivos, livros de literatura infantil, além dos materiais escolares que estamos entregando. Esta é a postura de uma gestão que valoriza a educação e busca levar à escola pública aquilo o que existe de melhor, em busca das melhores condições de trabalho para os profissionais e de aprendizado para as crianças”, disse Simone.

Edla de Fátima Procópio, mãe da aluna Maria Helena, do 1º ano da Escola Glacy Camargo Seco, valorizou a entrega. “Nesta época de pandemia, nós tivemos muitos gastos, muitas dívidas para pagar. Recebendo o material já é algo a mais que a gente economiza”, observa a mãe, que está desempregada e conta no momento apenas com a renda do esposo. A filha também gostou do material novo e contou o que mais gosta na escola. “Eu gosto de fazer amigos, de brincar e de estudar”, disse Maria Helena.

André Rodrigo Foltran, presidente do Conselho Escolar da unidade, destacou a importância dos kits. “A comunidade depende muito da escola, até porque a educação é tudo. Além do fato de os alunos terem retornado agora, para escola, este material é muito importante. A gente vê, como representante da comunidade, que a escola faz tudo o que ela pode. A presença da prefeita aqui também é muito importante, valoriza a comunidade”, acredita o conselheiro escolar.

Novos materiais para todos

Os 23 mil kits contemplam dois grupos do Ensino Fundamental – 1º Ciclo (1º ao 3º ano) e 2º Ciclo (4º ao 5º ano). O kit do 1º Ciclo contém apontador, borracha, cadernos de linguagem, caligrafia, quadriculado e de desenho, cola branca, lápis pretos e de cor, régua e tesoura – enquanto os do 2º Ciclo recebem também canetas esferográficas, esquadro e transferidor. Todos recebem também a agenda do aluno. Para as crianças de até 05 anos, estes materiais são também de uso individual, porém, permanecem nos CMEIs e Escolas à disposição dos professores, que desenvolvem diversas atividades com seus alunos.