Escolas e CMEIs retornam às aulas em clima de tranquilidade

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 8 de fevereiro de 2022

32 mil estudantes do ensino público municipal retornaram aos estudos nesta terça (08). Todas as unidades estão atendendo de maneira presencial.

As aulas da rede municipal de ensino de Ponta Grossa retornaram nesta terça (08) em clima de tranquilidade. Seguindo o protocolo de biossegurança e as orientações dos CMEIs e Escolas Municipais, cerca de 32 mil estudantes voltaram a frequentar as atividades presenciais – alguns deles pela primeira vez desde o início da pandemia, em 2020. Neste dia, todos os estudantes receberam novos kits de máscaras para uso no dia a dia escolar.

Seguindo a orientação da Secretaria Municipal de Educação, as unidades escolares organizaram as entradas e saídas das turmas de maneira escalonada, buscando evitar aglomerações de alunos e familiares. Na porta, os alunos tiveram a temperatura aferida e receberam o álcool em gel para a primeira higienização das mãos – o que será rotina em 2022.

Para celebrar a volta, teve até rosa para a professora Célia Regina Pul, na Escola Municipal Ana de Barros Holzmann, em Oficinas. Ela recebeu a flor do aluno Nicolas Rocha Matheus. “Temos flores em casa e trouxe uma para a professora”, comentou o aluno.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, chamou a atenção para a organização das unidades escolares e a receptividade calorosa feita aos alunos, do Infantil ao Fundamental. “Acompanhamos cada uma das unidades e notamos o trabalho minucioso realizado pelas equipes dos CMEIs e das escolas. Além disso, é preciso agradecer a participação de cada um dos alunos e familiares, que compreenderam toda a segurança que o momento exige e estão sendo parceiros, respeitando as regras colocadas pelas escolas e nos apoiando neste retorno. É assim, juntos, que vamos conseguir passar por mais esta fase da pandemia e oferecer aos nossos alunos essa escola pública que ensina e humaniza”, aponta a secretária.

Apesar de parecer um dia de rotina, a data de retorno foi comemorada por alunos e seus familiares. Segundo conta Luana Aparecida de Campos Laroca, mãe do menino Enoc, o momento é de muita alegria para o filho. Na última vez que foi à aula presencial na Escola Municipal Ana de Barros Holzmann, em Oficinas, no início de 2020, ele estava no Infantil V. Em casa desde então, participou das aulas remotas e teve agora liberação médica para participar das aulas, após contrair a Covid e melhorar.

“Estudar em casa não é muito fácil, mas ele conseguiu. Como tem bronquite asmática, ficou em casa todo este tempo. Foram dois anos dentro de casa, com a mãe protegendo. Mas tudo o que ele queria era voltar para a escola. Ele aprendeu a ler comigo, mas aqui na escola vai ser outra coisa, bem melhor, com as outras crianças da idade dele, porque em casa ele ficava sozinho”, conta a mãe, que elogiou a organização da escola. “Gosto bastante da escola, da diretora. Aqui é super organizado e sempre que precisei pude contar com elas, desde o remoto. Tudo que precisei elas estavam sempre com a gente”, relata Luana.

Thais Almeida, mãe da aluna Julia, aposta no retorno presencial para colocar o aprendizado da filha em dia. “Eu penso mais no aprendizado dela. Eu acredito que para a idade, ela está atrasada no desenvolvimento escolar”, observa a mãe. Ela acredita que a pandemia ainda oferece riscos, mas que é necessário encarar para que não haja mais perdas na educação das crianças. “Nesta escola estão seguindo as regras e não vejo por que me preocupar. E se for necessário, tenho toda a liberdade de conversar. Riscos existem, mas infelizmente a gente tem que encarar, é uma coisa que temos que passar”, fala Thais.

Protocolo

O protocolo de biossegurança das unidades municipais mantém todas as recomendações previstas em 2021. Nele estão contidas as recomendações para higienização dos ambientes, uso de equipamentos de proteção individual e outros itens. Todos os funcionários e estudantes deverão usar as máscaras de proteção facial e os ambientes devem ser permanentemente ventilados, com uso frequente do álcool em gel ou lavagem das mãos com água e sabão. Na entrada dos estudantes, deve ser aferida a temperatura corporal. A SME orienta os pais que, em caso de apresentar qualquer sintoma de gripe ou resfriado, as crianças não devem ser encaminhadas às escolas.

Todas as unidades estão equipadas com todos os insumos necessários para a limpeza dos ambientes. As unidades também deverão entregar aos alunos kits com novas máscaras, além dos materiais escolares de uso individual – no caso do Ensino Fundamental. Já nos CMEIs, todos os materiais usados pelos alunos serão também de uso individual, embora fiquem à disposição somente nas salas de aula. Novamente, em caso de confirmação ou suspeita de casos, as aulas de algumas turmas ou unidades poderão ser suspensas temporariamente e retomadas após o período de isolamento.