CMEIs e Escolas de PG voltam às aulas com cuidados redobrados

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 7 de fevereiro de 2022

Aulas começam nesta terça (08). Unidades escolares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental receberam novamente todos os insumos para cuidados contra a Covid-19

Enquanto os profissionais da Educação de Ponta Grossa finalizam os preparativos para receber os estudantes, as famílias se preparam para iniciar mais um ano letivo. Da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos atendidos pela Prefeitura nos 66 CMEIs e 87 Escolas Municipais retornam às aulas presenciais nesta terça-feira, 08 de fevereiro. No total, 32.249 estudantes estão matriculados na rede municipal.

A expectativa da Prefeitura é retomar a aprendizagem dos alunos e evitar que a pandemia de Covid-19 possa causar mais perdas aos estudantes. Por isso, todos os insumos foram enviados às unidades, visando um ano letivo seguro. Para este ano estão previstas apenas as aulas presenciais, com exceção para alunos atestados com comorbidades ou em isolamento. Estes estudantes irão receber atividades fornecidas pelas escolas, com acompanhamento dos professores.

A prefeita Elizabeth Schmidt atesta que os cuidados que garantiram o retorno presencial no ano passado serão redobrados a partir de agora. “Tivemos uma experiência muito positiva com o retorno às atividades presenciais no ano de 2021, quando fomos a primeira grande cidade do Paraná a retomar as aulas de maneira ininterrupta. Os alunos deram um grande exemplo com o uso das máscaras e cumprimento das outras regras de segurança para prevenir a Covid-19 e nenhuma de nossas unidades se tornou foco de transmissão da doença”, relembra a prefeita.

Conforme a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, todas as unidades estão, além de abastecidas com os produtos necessários, muito mais experientes para trabalhar a alfabetização e o aprendizado dos alunos em meio à pandemia. “Aprendemos muito. Hoje os profissionais da Educação já se vacinaram e estamos avançando na vacinação das crianças. Fizemos muitos avanços nos procedimentos diários em nossas unidades e a experiência que adquirimos vai fazer grande diferença neste ano letivo”, indica a professora Simone.

Protocolo

O protocolo de biossegurança mantém todas as recomendações previstas em 2021. Nele estão contidas as recomendações para higienização dos ambientes, uso de equipamentos de proteção individual e outros itens. Todos os funcionários e estudantes deverão usar as máscaras de proteção facial e os ambientes devem ser permanentemente ventilados, com uso frequente do álcool em gel ou lavagem das mãos com água e sabão.

Para isso, todas as unidades estão equipadas com todos os insumos necessários para a limpeza dos ambientes. As unidades também deverão entregar aos alunos kits com novas máscaras, além dos materiais escolares de uso individual – no caso do Ensino Fundamental. Já nos CMEIs, todos os materiais usados pelos alunos serão também de uso individual, embora fiquem à disposição somente nas salas de aula. Novamente, em caso de confirmação ou suspeita de casos, as aulas de algumas turmas ou unidades poderão ser suspensas temporariamente e retomadas após o período de isolamento.

Na entrada dos estudantes, será aferida a temperatura corporal. A SME orienta os pais que, em caso de apresentar qualquer sintoma de gripe ou resfriado, as crianças não devem ser encaminhadas às escolas.

Novas unidades escolares

Entre as novas unidades escolares de Ponta Grossa, quatro delas começarão seu atendimento não nesta terça, mas ao longo de fevereiro. Entre elas estão o CMEI Maria da Conceição Diniz Cunha (Residencial Athenas) e CMEI Vivaldo Sasse (Vila Romana). O mesmo ocorre com a Escola Municipal Marly Cecília Camargo Chiaftela (Estrela do Norte), porém, os alunos desta escola iniciarão as aulas em duas outras unidades e serão posteriormente transferidos – todas estão em fase de instalação de equipamentos. Outra unidade que passa por ajustes é o novo CMEI Maria Immacolada, localizado no Santa Luzia – unidade privada que está sendo absorvida pela SME. Todas deverão iniciar suas atividades até o final de fevereiro.