SME 1 semana atrás

ANO LETIVO: Educação divulga calendário letivo escolar para o ano de 2022


por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 25 de novembro de 2021

Aulas começarão para os alunos no dia 08 de fevereiro e seguem até 22 de dezembro

A Secretaria Municipal de Educação publicou nesta quarta (24) o calendário escolar da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, válido para a rede municipal no ano de 2022. O calendário prevê as datas de início e término das aulas, recessos e eventos realizados pela SME para os 149 Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais.

O protocolo de biossegurança contra a Covid-19 está mantido para 2022 nas unidades escolares, portanto, o uso obrigatório de máscara e utilização de álcool em gel permanecem indispensáveis dentro dos ambientes de convívio social das escolas e CMEIs.

Serão 200 dias letivos durante todo o ano de 2022, começando no dia 02 de fevereiro para os funcionários de CMEIs e escolas municipais. As aulas para os estudantes se iniciam no dia 08 de fevereiro (terça-feira) e seguem até o dia 22 de dezembro para os alunos e dia 23 para os funcionários, com previsão de recesso em julho, dos dias 11 a 26 (feriado municipal de Nossa Senhora Sant’Ana). O calendário prevê ainda 14 dias de feriados e recessos, distribuídos entre fevereiro e dezembro. 

O Congresso de Educação, de 08 a 15 de setembro, é um dos eventos mais importantes previstos no calendário da rede municipal de ensino, e está mantido – em razão da pandemia, ele  não foi realizado em 2020, tendo sido retomado de maneira online em 2021. O evento reúne especialistas da área da Educação mobilizando e debatendo o ensino, com a proposta de ampliar a formação dos profissionais da rede municipal.

Eventos e projetos retornam

A SME prevê ainda a retomada de eventos tradicionais para as unidades escolares e que foram paralisados durante o período de pandemia. Na área do esporte, a partir do dia 15 de maio, há previsão para o retorno dos Jogos Estudantis Municipais (JEM), que seguem até 29 de maio. Também há previsão de realização dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM), de 30 de setembro a 14 de outubro.

Contemplando a música, dança e teatro, o Festival de Talentos da Educação (FEST) está programado para 21 a 25 de novembro, envolvendo os pequenos talentos da rede municipal de ensino. O FEST reúne alunos com até 10 anos de idade, realizando performances e coreografias surpreendentes, como canto individual e em duplas, corais e danças.

Para consultar o calendário com todos os detalhes do ano letivo escolar de 2022, acesse o link clicando aqui.

Novos cadastros até o dia 30

Os novos cadastros para alunos que deverão ingressar na rede municipal de ensino em 2022 continuam sendo recebidos pelos CMEIs e Escolas Municipais até dia 30 de novembro. Para solicitar a matrícula, os responsáveis devem ir até a unidade escolar mais próxima de suas residências e fazer o cadastro da criança – o ensino é obrigatório para alunos a partir de 04 anos completos até o dia 31 de março de 2022.

comment Comentários: