Afastamento de alunos por Covid caiu 34% na rede municipal em uma semana

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 25 de fevereiro de 2022

Familiares dos alunos informaram 135 casos entre os dias 14 e 18 de fevereiro, contra 88 nesta semana, reforçando tendência de queda. Entre os servidores, queda foi de 54%.

O número de alunos e servidores da rede municipal de ensino de Ponta Grossa afastados por Covid-19 caiu novamente nesta semana, reforçando a tendência de queda de casos após o início deste ano letivo. Nesta terceira semana de aulas, foram contabilizados 88 casos informados pelas famílias, frente a 135 da semana passada, uma queda de 34%. Já entre os servidores, a queda foi ainda maior, de 54%, informa a Secretaria Municipal de Educação.

Os números da semana anterior já estão ajustados com os dados coletados na última sexta-feira (18). Desta forma, na primeira semana de aula (08 a 11/02) as unidades receberam 174 informações sobre alunos positivados – a maioria não chegou a frequentar as aulas. Na segunda semana foram 135 e agora, 88 afastamentos – até o meio-dia desta sexta (25).

A quantidade de casos confirmados entre os servidores caiu ainda mais, passando de 55 na semana de 14 a 18 de fevereiro para 25 de 21 a 25 de fevereiro, queda de 54%.

O menor número de afastamentos pela Covid-19 reforça o entendimento de que o retorno às aulas não é fator de aumento de infecções pela doença ou de que as unidades escolares poderiam se tornar pontos de “surto” – pelo contrário. Desde o ano de 2021, com o retorno às aulas presenciais, não houve qualquer registro neste sentido.

Os dados foram fornecidos diretamente pelas unidades escolares. Conforme Izolde Holgemberg, coordenadora do Comitê Volta às Aulas da rede municipal, os números são evidências de que os gestores de todas as unidades escolares estão cumprindo o protocolo de biossegurança. “Nós trabalhamos com informações objetivas coletadas pelas unidades escolares. Os números demonstram que a participação de todos os servidores, incluindo serventes, diretores, professores, escriturários, merendeiras, além dos alunos e comunidade escolar, está contribuindo diretamente para que tenhamos um ano letivo seguro”.

Segundo ela, a redução do número de testes positivos dá mais tranquilidade para o trabalho pedagógico em sala de aula. “Temos um protocolo que está sendo seguido, com o comprometimento de todos. Temos o avanço da vacinação, que está sendo incentivado nas escolas e o apoio da comunidade escolar. Certamente isso contribui para que a escola avance agora na parte pedagógica, uma vez que o retorno presencial é uma dúvida superada”, observa Izolde.

Carnaval
A Secretaria Municipal de Educação chama a atenção para que os cuidados da comunidade escolar, seja entre os servidores ou entre os familiares dos alunos, sejam reforçados durante o feriado de Carnaval. “Para que possamos manter essa tendência de queda e a tranquilidade no ambiente escolar, é fundamental que todos nos cuidemos neste período. A melhora dos índices é uma conquista muito importante e não podemos desperdiçar esse grande esforço coletivo”, observa a professora Izolde Hilgemberg, coordenadora do Comitê Volta às Aulas da rede municipal de ensino de Ponta Grossa. As aulas retornam na próxima quinta-feira (03).