‘Conselhos Escolares Mirins’ reforçam o protagonismo infantil em PG

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 28 de agosto de 2023

Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani lançou entre os alunos o programa Conselho Escolar Mirim, crianças tomaram posse em suas funções

Visando reforçar os conceitos de responsabilidade, compromisso e representatividade entre as crianças, a Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani lançou o programa ‘Conselho Escolar Mirim’. Nele, um grupo de alunos eleitos pelos colegas passam a ser representantes na escola, apoiando a unidade nas demandas dos estudantes e apresentando melhorias para o dia a dia.

Segundo Michele Lupepsa, diretora, o Conselho Mirim é uma forma a mais para envolver estudantes e a comunidade, melhorando ainda mais a escola e atuando junto com o Conselho Escolar, que conta com representantes da comunidade. “É um projeto com todo o potencial para desenvolver o protagonismo das crianças. Para que elas passem a participar mais, aprendam a expressar suas ideias, e que sirva de incentivo para as outras crianças da escola, para que todos se tornem mais participativos, que se expressem, coloquem sua opinião e vejam os pontos para melhorar”, ilustra.

Cada Conselho Escolar Mirim é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, que atuam junto aos alunos e equipe gestora para organização de atividades culturais, de esporte e outras dentro das unidades. Além da escola Kamal, também contam com os conselhos mirins as escolas Professor Sebastião dos Santos e Silva, São Jorge, Professora Kazuko Inoue e Eclea dos Passos Horn.

“O Conselho Escolar Mirim é um grande projeto, uma outra sinapse criativa que está se espalhando pelas nossas escolas. Nós acreditamos que a criança precisa aprender a participar, exercer a democracia, pois é de pequeno que vamos formado os alunos. A prática hoje desenvolvida na Escola Kamal é afirmativa, positiva e vai desenvolver ainda mais o protagonismo das nossas crianças, o que é uma linha mestra de todo nosso trabalho, onde a criança possa construir sua história, seja protagonista e auxilie nas demandas da escola”, demonstra a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

Para a secretária, a prática ensina a dialogar e encontrar soluções. “Acredito que os Conselhos Escolares Mirins, dentro da rede municipal de ensino, vão ser mais um exemplo de cidadania, democracia e construção de aprendizagens criativas na formação da escola que ensina e humaniza”, observa.

Representando os colegas

Guilherme de Lima da Silva será o presidente do Conselho Mirim. “Meu maior objetivo é ajudar a melhorar cada vez mais a escola, trabalhando junto com meus colegas”, disse o representante.

A aluna Maria Ester Fortes da Silva será representante na área de Esportes e Recreação. “Nós vamos fazer a gincana escolar, será muito legal, vamos cuidar das crianças e queremos que tenha menos bagunça”, comenta ela. O pai, Vicente Elias da Silva, afirma que a participação dos pais junto à escola é essencial para o desenvolvimento escolar das crianças. “A gente foi estudante e sabe que a educação é essencial na vida de todos nós. Depois dos dois anos de pandemia, tivemos a certeza disso, porque como não teve aula na escola, eles sentiram muita falta. Tudo o que vier da educação, nós temos que apoiar. Não é apenas buscar os filhos na escola, mas sentar com eles à mesa, conversar, falar dos estudos, para que vejam que estamos em comunhão com eles”, acredita Vicente.