SME 2 anos atrás

Alunos protagonizam ações pela Saúde na Escola

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 8 de abril de 2022

Durante a Semana da Saúde na Escola foram construídos materiais pedagógicos e realizadas palestras, caminhadas e blitze educativas sobre o tema

Alunos e professores das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil de Ponta Grossa protagonizaram diversas ações relacionadas à saúde durante a Semana da Saúde na Escola, de 04 a 08 de abril. As unidades incentivaram debates e realizaram aulas temáticas, com a construção de materiais pedagógicos e interações com a comunidade para que o aprendizado fosse efetivado.

O Programa Saúde na Escola, realizado em parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, leva até as escolas municipais ações educacionais e de promoção à saúde, de maneira interdisciplinar. Nesta semana, entre as atividades protagonizadas pelos alunos, estiveram ações de prevenção contra a Covid-19, práticas de higiene pessoal, aulas sobre o bullying, dengue e outros temas – além de palestras abertas à comunidade.

O aprendizado dos alunos ocorreu por meio da construção de materiais pedagógicos como cartazes, fôlderes, linhas do tempo da Covid-19, conversas com a comunidade em caminhadas pelas ruas dos bairros, dramatizações e blitze educativas. “Nossa intenção é que todas as escolas e CMEIs, sem exceção, trabalhem os temas propostos e estimulem os alunos a multiplicarem estes conhecimentos, entre os colegas, comunidade e também em suas famílias”, afirma a professora Maria de Fátima Mello de Almeida, integrante da equipe de Coordenação do Programa na SME.

Escola realiza blitz educativa

Na Escola Municipal Frei Elias Zulian, funcionários e alunos realizaram ações contra a dengue, em parceria com agentes da Secretaria Municipal de Saúde e apoio da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública.

As ações mobilizaram toda a comunidade escolar, de maneira interdisciplinar. Professoras e alunos desenvolveram cartazes e fizeram saídas de campo, blitz educativa e trabalhos em casa, com o intuito de conscientizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente e sobre as consequências de deixar lixo na natureza – materiais que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue.

A escola também contou com a parceria de agentes comunitários de saúde em uma apresentação que mostrou o ciclo do mosquito da dengue e toda a sequência de eventos que leva à criação do mosquito e à infecção dos seres humanos. Todo o conhecimento foi levado até os motoristas que passaram em frente à escola durante a blitz “Todos contra Dengue”.