SME 3 semanas atrás

Prefeitura entrega novo CMEI para 100 crianças na Vila Hilgemberg


por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 20 de maio de 2024

Novo CMEI contou com recursos municipais e federais, por meio de emenda parlamentar

A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou nesta segunda-feira (20) o Centro Municipal de Educação Infantil Samuel Machado Bark, localizado na Vila Hilgemberg, Bairro Nova Rússia. O novo CMEI recebeu investimentos de R$ 3 milhões em obras e equipamentos e tem capacidade para atender até 100 crianças, em tempo integral.

As instalações representam a 70ª unidade de ensino voltada para a Educação Infantil no município. O novo CMEI está entre nove outras unidades que estão sendo construídas e entregues pela Prefeitura, criando 1,5 mil vagas e chegando, assim, a 100% de atendimento da demanda pela creche em Ponta Grossa.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o momento vivido pela Educação no município é histórico. “Quando se tem união, tudo é possível. Até mesmo levar educação de qualidade, ambiente adequado e seguro, para todas as regiões. Este é o resultado de uma ação conjunta, onde contamos com recursos municipais e federais, trazidos pelo deputado Aliel. Centenas de crianças serão atendidas, agora e muitas mais no futuro! Eu gosto de dizer que ao longo desses mais de três anos estamos construindo pontes, não muros. E este CMEI Samuel Machado Bark é também uma ponte: uma ponte entre o hoje e o amanhã, representado pelas crianças que aqui estão e pelas que virão”, comenta a prefeita.

A obra contou com recursos municipais e também do Governo Federal, por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 1,4 milhão, destinada pelo deputado federal Aliel Machado. “Este é um dos bairros mais antigos da cidade e não tínhamos aqui um CMEI para cuidar das nossas crianças em sua primeira infância. Isso significa tranquilidade para os pais e mães trabalharem, sabendo que seus filhos estão em um lugar adequado e seguro, um equipamento moderno, que tem toda a infraestrutura necessária e fico contente por ter participado desta conquista”, disse Aliel.

Conforme a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o novo CMEI amplia a oferta de vagas em uma área que está em expansão na cidade. “Nesta unidade contemplamos especialmente o período da creche, a partir do berçário, no qual estamos consolidando neste momento um grande projeto de expansão”, afirma Simone.

Maria Elizandra, mãe do pequeno Lucas Henrique, do Infantil I, conta que o novo CMEI mudou a vida da família. “É muito bom para o aprendizado dele. Tudo é muito bem arrumado, bem cuidado e a agente fica bem tranquila, pode ir trabalhar pensando que ele está bem cuidado”, confirma a mãe.

Homenagem

Em seu nome, o CMEI traz em memória o jovem Samuel Machado Bark, morador da região que faleceu aos 15 anos em um ato heroico, ao mergulhar no Rio Tibagi para salvar a vida de uma familiar.

Dona Sueli Machado Bark, mãe do patrono do CMEI, conta que a homenagem dá novo significado à lembrança do jovem Samuel, que teria hoje 32 anos. “Estou muito feliz e agradeço por esse dia maravilhoso. O CMEI ficou muito bom e bonito, vai favorecer muita gente aqui no nosso bairro. Agora temos uma nova lembrança, um novo significado. Voltou aquela alegria, aquela saudade gostosa do meu filho. Foi muito emocionante e a gente ficou muito feliz”, disse a dona Sueli.

Prefeita Elizabeth Schmidt com Dona Sueli, mãe do homenageado Samuel Machado Bark


photo_camera Galeria de fotos:


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange