Diretores de PG e Castro participam da Formação de Lideranças para a Equidade

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 22 de agosto de 2023

Diretoras e diretores de Ponta Grossa e Castro participam nesta segunda e terça (21 e 22) de mais uma etapa do Encontro para Formação de Lideranças para a Equidade, em parceria com a Fundação Lemann. Esta é a última formação presencial do programa, que conta com 210 gestores das duas cidades. Os dois municípios são integrantes do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, promovido pelo Centro Lemann, com atividades online e encontros presenciais.

A proposta deste programa é estimular, debater e criar formas de melhorar a aprendizagem dos alunos das redes municipais, sempre respeitando aquilo o que cada um realmente precisa, de acordo com suas individualidades, ou seja, um ensino com equidade.

A rede municipal de ensino de Ponta Grossa trabalha com o conceito de equidade e o aplica no contexto da sala de aula, conforme a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves. “Cada unidade escolar deve ter um olhar para cada criança, em sua individualidade, pois cada uma é única em seu processo de desenvolvimento. Cada uma precisa receber as condições, os estímulos e a atenção necessária dentro de sua especificidade. É a partir da singularidade da criança que ela realiza o seu aprendizado, dentro de seu contexto”, observa Simone.

O mesmo ocorre também para a formação de professores. “Assim como cada aluno possui a sua singularidade, também os profissionais necessitam de formações específicas. Desta forma, estamos realizando um trabalho de formação diferenciada durante o acompanhamento das escolas, levando em conta a realidade local e as necessidades de cada grupo e de cada segmento, visando sempre o aprendizado dos alunos”, comenta a secretária.