Desfile dos 200 anos de PG registra recorde de inscrições

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 23 de agosto de 2023

Após dois meses de abertura para as inscrições, Prefeitura registra 127 entidades e grupos para os desfiles de 07 e 15 de setembro

Os tradicionais desfiles da Independência e de aniversário de Ponta Grossa, realizados pela Prefeitura nos dias 07 e 15 de setembro, registraram recorde de inscrições para as comemorações dos 200 anos da cidade, em 2023. Após o encerramento do prazo, foram contabilizadas 127 solicitações para a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela organização do evento. A maioria, 120, para o aniversário da cidade.

As solicitações para participação no evento comemorativo estiveram abertas durante dois meses, desde 21 de junho até 21 de agosto, tendo sido encerradas à meia-noite da última segunda (21), exclusivamente pelo site da Secretaria Municipal de Educação. O número foi um salto em relação aos anos anteriores. Em 2019 foram registrados 83 inscrições. Após dois anos sem o evento em virtude da pandemia, foram registrados 67 pedidos, em 2022.

O próximo passo da organização será uma reunião com as instituições e sorteio da ordem do desfile. O encontro será no Anfiteatro Eunice Miró Guimarães, na Vila Coronel Cláudio (Rua Bonifácio Ribas, 230), no dia 28 de agosto, às 14 horas.

Comemorações

O início das festividades ocorre no dia 04 de setembro, segunda-feira, com a abertura da Semana da Pátria, em frente à Prefeitura, às 14h30. No dia 07 de setembro, nas comemorações da Independência, serão celebrados os 100 anos do 13º Batalhão de Infantaria Blindado – com o tema ‘Um batalhão a servir Ponta Grossa e o Brasil’. Já no dia 15, os 200 anos do município serão celebrados com o tema “Uma nova história começa hoje”.

O evento do dia 07 tem início às 9h40, com a execução dos hinos, seguido do desfile, às 10 horas, com participação dos diversos segmentos militares e demais grupos inscritos. Já o desfile dos 200 anos de Ponta Grossa, no dia 15, começa às 8 horas, com a execução dos hinos. O início do desfile dos grupos inscritos está previsto para as 8h30, no encontro da Rua Balduíno Taques com a Avenida Vicente Machado.