Sesi premia projeto de escola municipal de PG entre as dez melhores do Paraná

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 19 de julho de 2021

Projeto sustentável da Escola Municipal João Maria Cruz está entre as dez melhores iniciativas do ‘Prêmio Sesi Peça por Peça 2021’ e receberá prêmio de R$ 3 mil, além de concorrer na etapa final

A Escola Municipal João Maria Cruz está entre as dez escolas paranaenses reconhecidas pelo ‘Prêmio Sesi Peça por Peça 2021’, por apresentar projeto com uma das melhores iniciativas sustentáveis para a transformação do ambiente escolar em todo o Estado do Paraná. A Escola agora participa da etapa final, onde concorre ao ‘Troféu Sesi Peça por Peça 2021’.
O reconhecimento foi para o projeto ‘Eu Sou João, Eu Sou Maria, cuido do mundo e da família’, inscrito pela Associação de Pais e Mestres (APM) da unidade. Junto com a seleção para a segunda etapa, a escola receberá o valor de R$ 3 mil. Entre as ações do projeto estão a manutenção de uma horta comunitária – que não parou nem durante a pandemia –, coleta e uso de água da chuva, vermicomposteira, coleta de óleo e tampas plásticas, entre vários outros.
Segundo a diretora da escola, Eliana Gualberto Carvalho, a vitória serve como um incentivo a mais para os alunos, que precisam aprender desde cedo a cuidar do meio ambiente. “Nós estamos muito felizes com essa conquista. Sabemos que precisamos preservar o meio ambiente e ensinar isso para os alunos, que desde pequenos precisam ser multiplicadores de boas ações”, afirma a diretora.
A escola investirá o valor da premiação na melhoria do projeto. Serão adquiridos insumos para que a ideia continue, como carrinho de mão, minhocário, entre outros. A escola, que já conquistou o Selo Sesi em 2019, agora tem o objetivo de tentar conquistar novamente o selo em 2021.

O prêmio
O ‘Prêmio Sesi Peça por Peça 2021’, direcionado aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental no Paraná, tem o objetivo de estimular e divulgar ações e projetos que favoreçam a transformação do ambiente escolar, para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4: “Educação de Qualidade”. A última etapa do Prêmio prevê ainda um prêmio extra de R$ 5 mil para o vencedor.