Prefeitura inaugura o CMEI Vanda Taques de Almeida, no Jardim Carvalho

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 5 de maio de 2023

Novo CMEI já atende 137 crianças, desde o início de 2023

A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou nesta quinta (04) o novo Centro Municipal de Educação Infantil Professora Vanda Taques de Almeida, no Jardim Carvalho, onde já são atendidas 137 crianças de até 05 anos, da creche à pré-escola. A nova unidade municipal começou a funcionar no início de 2023, aumentando a capacidade de atendimento da rede municipal, que busca universalizar as vagas de creche em toda a cidade.

O CMEI está instalado no prédio onde funcionou, durante 37 anos, o CEI Santo Antônio, sob direção das irmãs da caridade São Vicente de Paula. Com o encerramento das atividades, o local foi selecionado para ser transformado em uma nova unidade da rede municipal de ensino. Os investimentos para a inauguração foram de aproximadamente R$ 300 mil em reformas, equipamentos, mobiliário e outras melhorias, com atendimento de 25 funcionários, para nove turmas.

A prefeita Elizabeth Schmidt foi representada pelo vice-prefeito, Saulo Hladyszwski, que destacou o compromisso da gestão na educação e na segurança para as crianças. “Temos o compromisso de alcançar 100% de atendimento para a demanda pela creche em nossa cidade e estamos muito próximos de conseguir isso. Além disso, estamos com um olhar atento à questão da segurança de nossos CMEIs e Escolas, contando com todo o apoio da Guarda Municipal nesta tarefa de cuidar das nossas crianças, de modo que nossa comunidade esteja totalmente segura”, observou Saulo.

A secretária de Educação de Ponta Grossa, professora Simone Pereira Neves, destacou que a gestão já criou cerca de três mil vagas desde 2021. “Conseguimos ampliar em muito nosso atendimento para a creche, favorecendo as famílias que precisam destas vagas e também as crianças, com atendimento de qualidade, com materiais pedagógicos novos, brinquedos, alimentação de qualidade, profissionais comprometidos com a educação e tudo o mais que eles precisam para crescerem felizes, saudáveis e aprendendo”, comenta Simone.

Crianças ajudaram a desatar a fita e inaugurar o CMEI

Helen Lima Popik, biomédica, é mãe do aluno Gabriel, que está no Infantil II. Para ela é fundamental manter o filho na creche enquanto trabalha. “Está sendo muito bom, ele já se desenvolveu bastante. Gosta de vir, brincar com as crianças, o espaço é bem legal. A equipe pedagógica é bem bacana, bem atenciosa”, comenta ela.

Helen Popik, biomédica, aprovou o atendimento ofertado ao filho no CMEI Vanda

Homenagem

Em seu nome, o CMEI homenageia a professora Vanda Taques de Almeida, falecida em 2021, após 38 anos de profissão na rede pública de ensino e que era membra ativa da comunidade. Os familiares de Vanda se emocionaram durante a inauguração, que imortaliza o nome da professora. “Minha mãe sempre gostou de alfabetizar, ela chamava as crianças de ‘meus toquinhos’”, conta Lilian Taques de Almeida, filha da professora Vanda. “Ela também deu aula para os maiores, mas gostava demais da alfabetização, das crianças, o que deixava ela mais leve e renovada. Este espaço reflete tudo o que ela sempre trabalhou e sempre foi, como ela era, a alegria de estar com as crianças, com os pequenininhos”, relembra a filha.

Familiares da Professora Vanda prestigiaram a homenagem