SME 2 anos atrás

MENTALIDADES MATEMÁTICAS: Professoras da SME participam de seminário internacional de matemática


por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 26 de outubro de 2021

Encontro discute como transformar o ensino da matemática no pós-pandemia 

A rede municipal de ensino de Ponta Grossa participa, nestes dias 26 e 27 de outubro, do 3º Seminário ‘Mentalidades Matemáticas’, reunindo palestrantes internacionais, nomes da academia e do mercado em painéis temáticos sobre neurociência, economia, equidade e outros temas. O evento é realizado pelo Instituto Sidarta em parceria com o Itaú Social e apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). 

O encontro, que faz parte do programa Mentalidades Matemáticas – para formação continuada dos professores da área -, discute a importância da matemática no mundo pós-pandemia e o papel dos gestores educacionais na mobilização das redes de ensino para melhorar os índices de aprendizagem. Os secretários de Educação são convidados a refletir sobre os dados compartilhados e a articular estratégias para alterar esses dados nos próximos anos. 

A coordenadora de Matemática na SME, professora Annaly Schewtschik, atua como facilitadora do programa na região Sul do Brasil, realizando encontros e a mediação entre os participantes nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná – além de ser uma das facilitadoras no Seminário. Dentro do ‘Mentalidades Matemáticas’ são realizadas reuniões de estudos e trocas de experiências a cada 15 dias. “São professores estudando com professores, nós estamos nos formando em conjunto, somos uma comunidade de aprendizagem”, afirma a docente. 

Objetivo 

O Programa Mentalidades Matemáticas usa uma abordagem objetiva, que é derrubar mitos como o de que “a matemática é para gênios”, e mostra que errar faz parte do processo de aprendizagem. Criado pela professora de Educação Matemática de Stanford Jo Boaler, o programa defende o ensino de uma matemática aberta, visual, criativa e mais equitativa. Boaler é uma das palestrantes do evento e entre os conteúdos apresentados está a relação entre neurociência e matemática. 

Atividades

Os participantes realizam vivências, oficinas e debates para elaborar o texto do compromisso pela educação matemática. Os painéis serão abertos ao público mediante inscrição; as vivências serão exclusivas para os integrantes das Secretarias de Educação. A Rede Mentalidades Matemáticas é uma iniciativa do Instituto Sidarta em parceria com o Centro de Pesquisa YOUCUBED da Universidade de Stanford, Califórnia.

Confira a programação para o dia 27 de outubro:

9h – Ágora Matemática na Era Digital: Jo Boaler, professora de Educação Matemática da Universidade Stanford; Roberto Imbuzeiro, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); Karla Oliveira Esquerre, professora associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Coordenadora do Projeto Meninas na Ciência de Dados. Mediação: Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

10h – Vivências – experimentação da abordagem

Compromisso – encontro para celebrar o termo de colaboração e compartilhar a agenda propositiva de ações e iniciativas sobre a área de matemática.

12h – Encerramento

comment Comentários:




Pular para o conteúdo Secured By miniOrange