Escolas municipais de PG se preparam para as Olimpíadas

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 21 de julho de 2021

No ensino presencial ou remoto, estudantes se preparam para aprender mais e praticar os valores do esporte por meio de gincanas e atividades envolvendo os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Já de volta às aulas presenciais, os alunos das escolas municipais já estão preparados para aprender com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. As atividades vão desde a confecção de bandeiras, origamis, anéis olímpicos e símbolos das nações até a realização de gincanas esportivas. A ideia é praticar os valores esportivos e aprender de maneira lúdica os ensinamentos passados pelos professores, além da prática esportiva.

Na Escola Municipal Zahira Catta Preta Mello, na Vila Cipa, todos os dias a tocha olímpica é passada de sala em sala, de maneira cerimonial. Para além da cerimônia, os professores de educação física Igor Dias Gonçalves e João Paulo Kaiut organizaram a ‘Gincana Olímpica 2021’, que será realizada no dia 05 de agosto, com 680 estudantes no sistema presencial e remoto.

“Os alunos aprendem de uma forma lúdica através de jogos, confecção de mascotes e bandeiras, entre outras atividades relacionadas ao tema. Para muitos é o primeiro contato com o esporte, aprendendo além das disciplinas tradicionais e precisamos fazer isso de forma que fique marcado positivamente na vida dos alunos”, afirma Kaiut.

Conhecimento para a vida

“Entendi que se perdemos numa competição não tem problema, porque precisamos ficar felizes pelo outro que ganhou”, relata a estudante Rafaela Gadotti, do 3º ano. Já Milena Teixeira Dias da Silva, também do 3º ano, acredita na união que as Olimpíadas trazem. “Acho as Olimpíadas importantes para unir os países”, afirma a estudante.
A diretora da escola, Selma do Rocio Scortegagna, acredita que a gincana é uma maneira de interagir com os alunos, apesar de ser um momento difícil. “É muito importante ensinar e praticar os valores para as crianças, como respeito, amizade, coragem, determinação, trabalho em equipe, valores esses que os alunos vão levar para a vida toda”, afirma a diretora.

Todos os alunos participam

Para os alunos do ensino remoto, a participação será realizada de maneira virtual, via Google Meet ou outras formas de interação, no dia 13 de agosto, com atividades recreativas como caça ao tesouro, competição de dança, competição de embaixadinha, entre outras. Já os estudantes do ensino híbrido participarão das atividades esportivas e apresentação das atividades culturais no dia 05 e 12 de agosto.