Escola Maria Antônia Andrade recebe prêmio por telejornal feito por alunos

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 24 de outubro de 2023

Estudantes adaptaram dizeres populares ponta-grossenses à linguagem jornalística e utilizaram os recursos do Laboratório de Aprendizagem Criativa

“De Vereda News – aqui a notícia é dois palito”. Com este nome e slogan, o telejornal produzido pelos estudantes da Escola Municipal Professora Maria Antônia de Andrade foi premiado na categoria ‘Telejornal’ do concurso cultural Televisando, promovido pela RPC e pelo Instituto GRPCOM, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A ideia concorreu com trabalhos de todo o Paraná. Com a coordenação da professora Letícia Pacheco Wendler, a proposta da escola da rede municipal de ensino de Ponta Grossa foi premiada junto com atividades das cidades de Prudentópolis e Rio Negro. A professora receberá como prêmio um laptop, mini projetor e troféu enquanto os alunos receberão um brinde e medalha. As escolas receberão uma placa comemorativa.

O trabalho foi adaptado a partir dos estudos em comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa, realizados desde o início de 2023. Os projetos “Tradição Alemã em Terras Princesinas” e “Desvendando riquezas: uma imersão à Cultura Polonesa” foram criados para homenagear os imigrantes que formaram a cidade e ajudaram no desenvolvimento protagonismo infantil.

“Por esse motivo, quando foi aberta aos alunos a proposta de participar do “Televisando” na categoria telejornal, eles prontamente relembraram dos dois projetos e quiseram gravar as reportagens sobre estes temas. Todas as atividades desenvolvidas pelos alunos durante o estudo dos projetos foram de grande valia para a apropriação dos conteúdos e para que o tema escolhido fosse abordado da melhor forma”, considera a diretora Larissa Aparecida Vieira.

No desenvolvimento do telejornal, os alunos utilizaram o Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) da escola para pesquisar, escrever os roteiros e editar os vídeos e fotos utilizados no produto final.

A professora Letícia conta que a ideia evoluiu durante o trabalho. “Desde o momento da escolha do tema, já percebemos o protagonismo dos alunos. Eles se empenharam para relembrar alguns momentos importantes que vivenciamos com os dois projetos e se interessaram em conhecer como seria a parte de produção de um jornal, desde a escrita do roteiro, até a finalização da edição em vídeo. Utilizando o LAC, os alunos tiveram a oportunidade de gravar os colegas, analisar quais partes precisariam ser cortadas ou editadas, de forma que o vídeo ficasse com sentido. Além das ideias principais sobre os temas, na hora de escrever o roteiro, surgiu a ideia de que fossem colocadas expressões faladas em nossa cidade, que deixariam o vídeo mais divertido”, relata.

Com as ideias na cabeça e as câmeras nas mãos, os alunos se debruçaram sobre as expressões típicas ponta-grossenses e assumiram os papéis, como em uma equipe de jornalistas de televisão: produtores, apresentadores, repórteres, editores, repórteres cinematográficos e entrevistados.

Participações

Além do projeto da Escola Maria Antônia de Andrade, outros 16 trabalhos realizados por professores e alunos nas escolas de Ponta Grossa também concorreram e receberam menções honrosas ou certificações do programa:

CATEGORIA ‘TELEJORNAL’

MENÇÕES HONROSAS:

Gisele Salete Pinto Marques: ‘Bom dia, Zahira’

Marilene Lucof: ‘Processos de energia elétrica com profissionais do município de Ponta Grossa’

Tatiane dos Santos de Andrade: ‘Ponta Grossa 200 anos’

Marina Orlonski: ‘Relembrando e Trazendo os Pais para a Escola’

Isis Thomaz: ‘H.Q dos Bairros Ponta Grossa’

Kaira Barbosa da Rosa: ‘Educação Escolar em Ponta Grossa’

Karla Cristine Werner Borges: ‘Ponta Grossa 200 anos: Um olhar carinhoso de quem mora aqui’

CATEGORIA ‘VAMOS JUNTOS’

PRÁTICAS CERTIFICADAS:

Isis Thomaz – Escola Municipal Doutor Carlos Ribeiro de Macedo.

Leila Cristina Fink Marques – Escola Noly Zander / Associação Ponta-grossense de Assistência à Criança com Deficiência (APACD)

CATEGORIA ‘TRANSFORMAÇÃO’

MENÇÃO HONROSA:

Leila Cristina Fink Marques (APACD)

PRÁTICAS CERTIFICADAS:

Lucilaine Machado, Eniale Vieira Fortes da Silva, Silvana de Lurdes Andrade Holowka, Isis Thomaz e Marina Orlonski.

Clique para conferir a reportagem da RPC: https://globoplay.globo.com/v/12046130/