Escola de Ponta Grossa recebe o prêmio ‘Televisando’, da RPC

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 12 de agosto de 2021

A professora Gislaine Lieber de Oliveira e a sua turma do 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Aristeu Costa Pinto, no Bairro Ronda em Ponta Grossa, estão entre os ganhadores do ‘Concurso Cultural Televisando o Futuro 2021’, da RPC. Ela e seus alunos realizaram o projeto ‘Aristeu TV’, um telejornal produzido na escola, ficando entre os primeiros na categoria ‘Professor Televisando’.

Em todo o Paraná, apenas quatro projetos foram premiados. Na ‘Aristeu TV’, pais e alunos abraçaram a ideia de produzir um telejornal, ajudando nas falas e gravações, mesmo fora do horário normal de aulas. “É um momento único que vai ficar para o resto da vida deles, esta participação do projeto. Quando contei do desafio aos meus alunos, todos toparam na mesma hora. É uma turma muito participativa e eles agarraram a ideia, mais do que eu até”, conta a professora.

Para conquistar o prêmio, os 14 alunos participantes tinham a missão de produzir e gravar um telejornal de até cinco minutos. A partir disso, os estudantes do 5º ano tiveram a ideia de fazer uma reportagem para sugerir melhorias nas ruas no entorno da escola. Com a orientação da professora, produziram todo o telejornal com os recursos disponíveis.

A aluna Emilly Caroline Oliveira da Silva, conta que aprendeu com a experiência. “Gostaria de fazer isso mais vezes porque aprendi como é um trabalho em equipe, fiquei muito feliz em saber que fomos vencedores”, diz a estudante.

A professora Gislaine destaca a dedicação e capacidade demonstrada pelos alunos, em um momento de grande dificuldade para todos. “Este trabalho é resultado de um todo, entre os alunos, a escola, professores. Eu não tenho dúvidas, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, nós conseguimos atingir o objetivo”, conta ela.

Prêmio

Escola e professora irão receber como premiação TVs de 50” – uma para cada. Além de Ponta Grossa, foram premiados trabalhos de Arapongas, Curitiba e Toledo. O projeto ‘Televisando’ visa incentivar professores do 1º ao 5º ano de escolas públicas do Paraná a utilizarem a TV como recurso pedagógico. O ‘Televisando’ é desenvolvido pela RPC e pelo Instituto GRPCOM.