Educação promove novas atividades para conscientização sobre o autismo e surdez

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 25 de abril de 2023

A Secretaria Municipal de Educação promove, neste mês de abril, uma série de eventos voltada para a conscientização sobre o autismo e a surdez, com conversas e palestras para os profissionais da educação e comunidade, a maioria aberta ao público em geral. O objetivo é dar amplitude a informações de qualidade, reduzindo o preconceito e favorecendo a inclusão das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências.

As atividades do mês, na área da educação inclusiva, são referências ao Abril Azul, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril, e também ao Dia Nacional da Educação de Surdos (23) e ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (24). A organização é do NUFAT – Núcleo de Formação, Avaliação e Tecnologia Educacional dos Profissionais da Educação de Ponta Grossa –, vinculado à SME.

Nesta terça (25), com a participação de profissionais e familiares de alunos com TEA e deficiências, a SME promoveu uma mesa redonda com o tema “Dialogando sobre o processo de inclusão do meu filho(a) na Educação Especial Inclusiva”, com a participação de Célia Carreira (Observatório da Inclusão), Danielle Canabarro (Sociedade Ponta Grossa Mais Inclusiva), Priscila Sessi e Rafaela Adamowicz (Comissão Multissetorial da Educação Especial Inclusiva), com mediação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Mônica Mongruel.

Ainda nesta terça, às 19 horas, ocorre a transmissão de uma conversa online com o tema “O sujeito surdo multifacetado: identidades e diversidade”, tendo como público-alvo profissionais da educação, familiares de pessoas surdas e demais interessados no tema. O evento é aberto ao público, por meio do canal youtube.com/NufatPontaGrossa. O link para acesso direto está em https://www.youtube.com/watch?v=7bsBKdWgrIM .

Confira todas as atividades de abril

Lives

Transmissão pelo canal youtube.com/NufatPontaGrossa

14/04 – 19h: Transtorno do sono em autistas (Prof. Dr. Maurício Wisniewski)

25/04 – 19h: O sujeito surdo Multifacetado: Identidades e Diversidade (Profª Alessandra Liz Ferreira e Prof. Danilo Felipe Chequer Zardo)

27/04 – 9h: O que dizem as pesquisas nacionais atuais sobre o TEA e o processo de ensino-aprendizagem (Profª Drª Rosana Casagrande)

Palestras presenciais

14/04: Palestra: Inclusão e o fazer pedagógico (deficiência intelectual) mediando potenciais (Marseli Nunes de Castro)

28/04: Palestra: O trabalho pedagógico no ensino da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) (Profª Drª Sonia Mari Shima Barroco)

Oficina

19/04 – 19h: Oficina: Adaptações Metodológicas para o ensino com aluno surdo (Alessandra Liz Ferreira)

Mesa Redonda:

25/04: Mesa Redonda: Dialogando sobre o processo de inclusão do meu filho(a) na Educação Especial Inclusiva (Público: Familiares que possuem crianças público-alvo da Educação Especial Inclusiva na Rede Municipal de Ensino – com Célia Carreira (Observatório da Inclusão), Danielle Canabarro (Sociedade Ponta Grossa Mais Inclusiva), Priscila Sessi e Rafaela Adamowicz (Comissão Multissetorial da Educação Especial Inclusiva) Mediação: Mônica Mongruel (CMDCA).