SME 1 ano atrás

Educação leva dança, capoeira e judô para escolas de PG

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 3 de março de 2023

FOTO: Alunos praticam a dança durante aula na Escola Municipal Ruth Holzmann Ribas

A Prefeitura de Ponta Grossa está colocando em prática, em diversas escolas municipais, o “Projeto Educa PG – Infância em Movimento”, ofertando oficinas de Judô, Dança e Capoeira de maneira extracurricular, para os alunos das escolas mantidas pela Secretaria Municipal de Educação. O programa está sendo iniciado em vinte escolas neste bimestre, com os instrutores já contratados pela SME.

A secretária municipal de Educação, professora Simone Pereira Neves, conta que as aulas extracurriculares ampliam as oportunidades oferecidas pelo município e ajudam a desenvolver habilidades específicas que auxiliam no processo ensino aprendizagem, como a coordenação motora, lateralidade e noções espaciais, entre outras.

“Trata-se de um projeto que amplia e diversifica as atividades oferecidas em nossas escolas, ofertando um desenvolvimento extracurricular para os alunos envolvidos e dinamizando o nosso currículo. São atividades que contribuem para o desenvolvimento motor global do aluno e aprimora habilidades sociais, valores e também a disciplina, por meio do esporte e da expressão corporal”, avalia Simone.

Aprendendo a dançar

Uma das unidades onde o projeto Educa PG – Infância em Movimento já foi iniciado é a Escola Municipal Ruth Holzmann Ribas, em Uvaranas. A professora Nathalia Rogoski, que já é licenciada em Educação Física e estuda agora o bacharelado, começou a ministrar as aulas nesta semana. “Eu vi como uma oportunidade, pois sempre quis trabalhar com a dança na escola. Achei bem legal, porque consegui conciliar o trabalho com a minha faculdade”. Com as turmas, seu trabalho será agora fazer aparecer e desenvolver o talento dos alunos das escolas públicas, mostrando diversos ritmos e estilos.

Aulas extracurriculares

As atividades são no formato oficina, realizadas por instrutores que passaram por um processo de credenciamento público para oferta das modalidades diversificadas, comprovando atuação e experiência na atividade esportiva e de cultura corporal a ser desenvolvida, conforme as necessidades da SME. O credenciamento dos oficineiros para prestação de serviços no projeto escolar foi realizado em 2022, aberto a toda a comunidade. As aulas são destinadas para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental (até 10 anos) e realizadas nas escolas em tempo integral, nos horários disponibilizados pelas unidades, de acordo com a demanda de cada escola.