Educação de PG inicia o ano escolar com a Semana Pedagógica 2024

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 5 de fevereiro de 2024

Profissionais da Educação se reúnem até quarta (07) para últimos preparativos antes do início das aulas, que começam na quinta (08)

A Prefeitura de Ponta Grossa começou o ano escolar da Rede Municipal com a realização da Semana Pedagógica 2024, reunindo os profissionais da Educação para o acolhimento, palestras e alinhamentos pedagógicos junto à Secretaria Municipal de Educação, sob o tema ‘Construindo a Escola Pública que ensina e humaniza’. Os eventos começaram nesta segunda (05) e seguem até quarta (07). O retorno às aulas para os alunos ocorre na próxima quinta-feira (08).

Para conversar com todos os profissionais, que somam aproximadamente 4 mil pessoas, entre professores, assistentes de educação, escriturários, equipes gestoras, serventes escolares (inclusive terceirizados) e demais funções essenciais ao funcionamento das unidades escolares, os diferentes públicos estão sendo recebidos no Cine-Teatro Ópera e no Anfiteatro Eunice Miró Guimarães, além do trabalho realizado em cada unidade escolar.

Neste início de o ano, a SME propôs uma análise sobre a evolução ocorrida na Educação nos últimos três anos, projetando ainda as ações que serão realizadas ao longo de 2024.

A prefeita Elizabeth Schmidt participou do acolhimento nesta segunda, em duas oportunidades, com os grupos da manhã e da tarde. “Quero que cada voz seja ouvida e que cada desafio seja encarado como uma oportunidade de crescimento e de transformação para todos”, disse a prefeita.

“A escola em que comecei a trabalhar era totalmente tecnicista e, hoje, estamos em outro patamar, desenvolvendo a inovação, o empreendedorismo e a tecnologia em sala de aula. Antes, corríamos atrás da sociedade e hoje estamos caminhando junto e projetando o futuro da nossa cidade a partir da educação”, considera a prefeita.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destacou a ampliação de vagas para a Educação Infantil, as conquistas e os desafios do município. “Enfrentamos e vencemos todos os desafios. Tivemos avanços muito significativos nos últimos anos e nos encontramos hoje em um momento de colher muitos frutos deste trabalho. Vamos continuar no sentido da inovação em sala de aula, ampliando nossos projetos e o acesso dos alunos à língua inglesa, ampliando o uso da tecnologia com nossa própria metodologia, com suporte pedagógico e técnico aos professores e atendendo com qualidade todos e cada um de nossos estudantes”, considera Simone.

Nesta segunda, o foco da Semana Pedagógica 2024 esteve na Educação Infantil, com a palestra ‘Educação e Humanização: como acolher todas as crianças?”, da professora Cassiana Magalhães. Nesta terça, o palestrante Michel Vicentine conversa com profissionais do Ensino Fundamental sob o tema ‘Perspectivas da equidade na edificação de escolas humanizadas’.