Alunos da rede pública municipal conquistam 107 medalhas na OPMAT

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 5 de dezembro de 2023

Foram 04 ouros, 12 pratas, 42 bronzes e 49 de honra, além da maior nota da cidade na categoria mirim

As escolas municipais de Ponta Grossa novamente registraram grande participação na Olimpíada Pontagrossense de Matemática, realizada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com grandes resultados para os estudantes da rede pública municipal de ensino. Os alunos da Prefeitura conquistaram 107 medalhas na 9a edição da OPMAT, que tem os objetivos de incentivar o gosto pela matemática e desenvolver o raciocínio lógico matemático.

No total, os alunos participantes conquistaram quatro medalhas de ouro, 12 de prata, 42 de bronze e outras 49 medalhas de menção honrosa, nas categorias Mirim (2o e 3o anos) e Júnior (4o e 5o anos). A premiação foi realizada pela UEPG no auditório da Unicesumar, no último sábado (02).

O principal destaque individual da rede municipal foi protagonizado pelo aluno Pedro Henrique da Silva Oliveira, da Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida César (Olarias). Ele somou a maior nota da categoria Mirim entre todas as escolas, públicas e particulares, garantindo a medalha de ouro e também o troféu para a unidade escolar.

O aluno Luis Miguel Rodrigues dos Santos, da escola Loise Foltran de Lara (categoria Mirim) e os estudantes Sophia Camargo Crizante, da escola Alda dos Santos Rebonato, e Kalebe Neves dos Santos, da escola Prof Ruth Holzmann Ribas (categoria Júnior) também garantiram medalhas de ouro. A nota de Sophia foi a melhor entre todas as escolas públicas na categoria Júnior, garantindo também o troféu para a escola Alda dos Santos Rebonato.

Segundo a secretária municipal de Educação, professora Simone Pereira Neves, a SME realiza ampla formação profissional junto aos professores, incentivando diferentes abordagens, conforme as necessidades de cada aluno em sala de aula. “Parabenizamos a todos os alunos e alunas, professoras, professores e escolas municipais, que estão se dedicando amplamente para desenvolver as habilidades matemáticas de nossos estudantes, demonstrando que a formação profissional continuada e o foco na aprendizagem dos alunos, com equidade e abordagens diferenciadas, podem oferecer grandes resultados para seu desenvolvimento escolar”, elogia a secretária.

O resultado completo da 9a OPMAT está disponível no site da Olimpíada: https://www2.uepg.br/opmat/resultado-da-9a-opmat/ .

fotos: cortesia Raphael Marcondes/Seed PR