Rede municipal de ensino ganha mais um Jardim de abelhas nativas

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 8 de dezembro de 2023

Preservar a natureza já virou tradição nos CMEIs e Escolas da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa. Nesta sexta (08) foi a vez da Escola Municipal Eclea dos Passos Horn inaugurar o seu Jardim de Mel, entrando na rede de proteção às abelhas nativas de nossa região e ensinando os alunos sobre sustentabilidade ambiental.

Esta é a sexta unidade escolar a contar com as colmeias, duas da espécie Mandaçaia. A experiência da Escola Eclea já começou com aprendizados para todas as turmas. As polinizadoras não têm ferrão e não oferecem nenhum risco aos estudantes.

Os alunos e alunas já estão aprendendo que o ser humano precisa das abelhas para a produção de alimentos e para a sobrevivência do todo o meio ambiente.

O aprendizado ocorreu também no Laboratório de Aprendizagem Criativa da escola, onde os estudantes também construíram abelhinhas robóticas – usando o mecanismo da vibração – para mostrar princípios de robóticas sustentável aprendidos na escola.

Para a diretora da unidade, professora Joceleia Ferreira de Albuquerque, o projeto oferece novas oportunidades de aprendizado. “Nosso objetivo é sensibilizar os alunos e toda a comunidade escolar sobre a importância das abelhas, borboletas e outros polinizadores para a manutenção do equilíbrio ecológico. Além disso, queremos proporcionar uma experiência prática, envolvendo a comunidade escolar em atividades que promovam a preservação desses importantes agentes polinizadores”, disse a diretora.