SME 1 ano atrás

Epilepsia: Escola Municipal usa a lavanda para conscientizar alunos

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 23 de março de 2023

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Catarina Miró, mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa, visitaram nesta quinta (23) o Het Dorp – Vilarejo Holandês, em Carambeí, onde é cultivado um belíssimo lavandário. A aula-passeio comemora o Dia Roxo, 26 de março, em referência ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia. A lavanda, sua cor e aroma são considerados símbolos da conscientização sobre a síndrome, por representarem a calma e, ao mesmo tempo, a solidão.

Na escola, o mês está dedicado ao tema Diversidade e inclusão nos cotidianos escolar e familiar, debatendo a epilepsia e também as deficiências, estimulando a empatia, a fraternidade e o conhecimento. Autismo e Síndrome de Down também estão na pauta dos professores e da equipe gestora da Escola Municipal Catarina Miró.

Durante as aulas, as crianças estão aprendendo que a epilepsia é uma síndrome e que pode desencadear sinais elétricos desorganizados no cérebro, causando convulsões e outros sintomas. Eles também buscaram entender como se sente uma pessoa com a síndrome e como se deve agir para ajudar uma pessoa epilética em momentos de crise, eliminando preconceitos e mitos.

O aluno Emanuel da Cruz Jucoski realizou seu aprendizado e conectou o aroma da lavanda à calma necessária para cuidar de quem convive com a epilepsia: “É uma flor bem cheirosa, que dá para fazer perfume, sabonete, e faz se sentir bem”, conta ele. “A gente não pode tratar as pessoas com desigualdade, se tiver deficiência ou uma doença. A lavanda e o roxo também têm a ver com a solidão, isso que as pessoas com epilepsia sentem. Para cuidar delas tem que ter responsabilidade, educação, respeito e calma”, ensina Emanuel.

A coordenadora pedagógica Simone Aparecida Simões acredita que a aula superou as expectativas da equipe e da turma. “Foi uma visita além do que nós esperávamos. Aprendemos a história da lavanda e do local e, assim os alunos conseguiram fazer as associações com o que a aprenderam na escola. Para nós é também um aprendizado além do que nós esperávamos”.

Trabalho multidisciplinar

O trabalho está relacionado com o programa de Diversidade e Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, coordenado pela professora Liz Angela Gonçalves. “É um trabalho que engloba tudo o que está relacionado à diversidade e inclusão em nossas escolas, incluindo a questão racial e deficiências”, explica Liz.