SME 1 ano atrás

Educação homenageia mulheres com a publicação de biografias de patronesses

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 9 de março de 2023

Na sede da SME, um painel dá acesso às biografias usando QR Codes

Em homenagem às mulheres que ajudaram a construir a Educação em Ponta Grossa e que tiveram seus nomes imortalizados nos CMEIs e Escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação publicou em seu site as biografias de cada uma das 72 personagens que dão nomes às unidades escolares mantidas pela Prefeitura. A ação faz parte da mobilização para o mês das mulheres.

Ao longo do mês de março, a Secretaria Municipal de Educação realiza diversas ações, destacando a luta pelos direitos das mulheres. A programação em alusão ao Dia Internacional da Mulher, no mês de março, é voltada para a valorização da mulher em todos os seus espaços. As atividades foram iniciadas no dia 08 de Março e seguem até o final do mês.

Na sede da SME, em Uvaranas, um painel foi instalado com a foto de cada uma das patronesses, com um QR Code que leva diretamente para a sua biografia. Também é possível acessar as biografias no site da SME, pelo endereço sme.pontagrossa.pr.gov.br/patronesses. A cidade possui 156 CMEIs e Escolas, sendo que 72 delas recebem o nome de mulheres que tiveram papel relevante para a Educação. Após o mês de março, serão também incluídas as biografias masculinas que nomeiam as unidades escolares.

“É fundamental o papel da mulher educadora no fortalecimento da nossa comunidade. A Educação é formada por muitas mulheres dedicadas a contribuir para a evolução de nossa cidade e, por isso, temos uma programação que envolve a mobilização sobre os direitos, luta contra o preconceito, saúde e cidadania, além da valorização do papel social da mulher e da sua vida, em todos os sentidos”, comenta a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

Mês da mulher

As atividades foram iniciadas no dia 08 de março, com homenagens às mulheres na sede da Secretaria Municipal de Educação e em outras unidades da SME, além de palestra no Anfiteatro Eunice Miró Guimarães. As ações podem ser acompanhadas por toda a comunidade, de maneira presencial ou online. A programação completa está disponível no site da Secretaria Municipal de Educação.