Comitiva da Finlândia e Fundação Araucária conhece a Rede Municipal de Ensino de PG

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 9 de novembro de 2023

A Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa esteve no roteiro de uma comitiva de executivas da área da educação da Finlândia, em visita organizada pela Fundação Araucária e apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa, nesta quarta (08). O grupo visitou a UEPG e unidades escolares municipais, tendo em vista possíveis parcerias entre o município, o estado e o país europeu.

A Finlândia, país que possui um dos sistemas educacionais mais reconhecidos do mundo, esteve representada pela Drª Marjo Rissanen, conselheira de Educação para a Agência Nacional de Educação da Finlândia e Centro Finlandês de Excelência em Educação e Desenvolvimento e pela Drª Johanna Harjunpää, também do Centro Finlandês de Excelência.

“Nosso principal objetivo é conhecer as escolas e o sistema de educação no Paraná. Visitamos também outras escolas e Secretarias e estamos pensando em que tipo de parcerias e cooperações poderíamos ter com a participação da Fundação Araucária”, relata Marjo Rissanen.

Além de iniciativas na UEPG, o grupo conheceu o funcionamento, estrutura e metodologias da Rede Municipal de Ensino. O grupo visitou o CMEI Itamara Alves Aparecida de Almeida, no Costa Rica, onde conheceu a alimentação escolar, o projeto Vamos Comer e Brincar e as metodologias de ensino em sala de aula.

Na Escola Municipal Alda dos Santos Rebonato, no Rio Verde, as visitantes foram recepcionadas calorosamente pelos alunos e se encantaram com o carinho das crianças, que fizeram desenhos e cartazes para agradecer a visita e homenagear as finlandesas. Elas também conheceram o Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) da escola, onde é feita a alfabetização tecnológica dos alunos em robótica, mecânica, eletrônica e outros conceitos.

Marjo Rissanen disse que, para além da estrutura das unidades escolares, chamou a atenção a amorosidade e carinho das crianças, professoras e funcionários que as receberam. “Primeiramente, eu me senti tão bem-vinda, porque todos foram tão amigáveis e calorosos conosco. Eu gostaria de agradecer por tudo que vimos e ouvimos, vocês alimentaram os nossos corações”, declarou a executiva. Após conhecer o LAC, disse Marjo, “temos muitas coisas temos em comum, mas claro que há diferenças entre os sistemas, aqui e na Finlândia. Estamos tentando aprender o sistema daqui para que, possivelmente, possamos ajudar ou trazer algo da Finlândia. É uma possibilidade e algo que precisa ser estudado”, complementa.

“Muito nos alegra compartilhar nossas experiências e conhecer outras realidades. É um incentivo muito importante para toda a nossa rede, saber que o trabalho educacional chama a atenção pela sua qualidade e pelo cuidado com nossos estudantes”, analisa a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

Ponta Grossa no roteiro

Representando a Fundação Araucária, a Drª Eliane Segatti Rios, assessora para Projetos Estratégicos Internacionais, explica que a visita ocorre após a Fundação ter também realizado o reconhecimento do sistema educacional na Finlândia. “A visita ocorre para que elas possam conhecer o funcionamento do contexto educacional do Paraná na Educação Básica e no Ensino Superior, visando estreitar laços e estabelecer parcerias para a qualificação da política educacional do nosso estado. Quisemos ao máximo mostrar nossas boas práticas e mostrar in loco como se desenvolve a nossa política educacional”, conta Eliane, destacando que o grupo visitou também unidades em Curitiba. “Ponta Grossa entrou por ser considerada uma cidade que está preocupada com a questão da inovação na educação”, observa.

Também acompanharam a visitação a Drª Sulany dos Santos, diretora do Escritório Internacional da UEPG e a Drª Paola Scortegagna, do NAPI/UEPG e as coordenadoras do Ensino Fundamental da SME, Silvia Rodrigues, e da Educação Infantil, Daniele Jonko.