Alunas da rede municipal de PG recebem prêmios por redações

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 13 de novembro de 2023

Alunas da rede pública municipal escreveram os melhores textos da região e receberam laptop, tablet e materiais escolares como premiação do ‘Programa Campo Limpo’

Duas estudantes do 5º ano da rede municipal de ensino de Ponta Grossa tiveram a comprovação de que o estudo e a dedicação escolar trazem grandes reconhecimentos. Elas foram as autoras das duas melhores redações sobre o uso sustentável de recursos dentro de casa e receberam as principais premiações do Programa Campo Limpo, que leva para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental conhecimentos sobre o meio ambiente e gestão de resíduos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

As premiações com o tema ‘Casa Ecoeficiente’ foram entregues nesta segunda (13), na sede da SME, pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (ASSOCAMPOS). As alunas fizeram os dois melhores textos entre 3800 alunos de 53 escolas de seis municípios: Ponta Grossa, Carambeí, Ipiranga, Teixeira Soares, Irati e Rio Azul.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, considera que o trabalho em parceria leva para a sala de aula conteúdos que são discutidos de diversas formas dentro do currículo escolar. “São conteúdos de grande relevância e que trazem para as escolas participantes propostas de discussão que são bem trabalhadas pelos professores e enriquecem o conhecimento dos alunos”, observa a secretária.

A aluna Melissa Victória Regis Mantuani, do 5o ano da Escola Guitil Fedeermann, foi uma das premiadas. “Minha professora mostrou um vídeo, para que eu conseguisse entender tudo o que estava nele para colocar as ideias no papel. Eu escrevi sobre economizar energia e água, para podermos continuar tendo isso no futuro”, conta Melissa, que recebeu um tablet e diversos materiais escolares. “Vai ser legal para ano que vem, para que eu possa estudar e continuar nesse caminho que eu estou”, projeta Melissa.

Natália Pereira Ferreira, do 5o ano da Escola Municipal Maria Coutin Riesemberg, foi a segunda premiada. Ela recebeu uma mochila repleta de materiais escolares, além de um notebook. “No dia em que a professora passou a redação, ela disse que a gente poderia receber um prêmio. E eu gosto muito de deixar a minha mãe muito orgulhosa. A professora explicou antes da redação tudo o que poderíamos escrever, eu deixei tudo na minha cabeça e depois escrevi tudo o que eu lembrei, na minha história”, conta ela. “Vale a pena estudar e saber escrever bem”, conclui a aluna.

O plano de Natália deu certo. Além de receber a premiação, deixou a mãe, Karina Pereira, muito feliz. “Esperamos muito dela, porque ela é muito esforçada e muito inteligente. É muito bom saber que a filha da gente está recebendo um prêmio, e que é muito merecido”, comentou a mãe.

Para Luiz Fernando de Abreu Marion, que atua pela Assocampos e pelo Inpev, 2023 foi mais um ano produtivo para o programa. “Neste ano trabalhamos com os municípios e escolas parceiros em busca de uma casa ecoeficiente, sempre procurando trabalhar vertentes em prol do programa de logística reversa a nível nacional. Olhamos para como as crianças e as famílias podem ter práticas em casa que visam a sustentabilidade”, avalia Marion.

“Em mais um ano de Programa Campo Limpo, eu creio que as escolas souberam trabalhar muito bem com o tema proposto e nós pudemos ver isso no trabalho desenvolvido nas escolas, por meio dos textos, dos desenhos e projetos desenvolvidos pelas crianças. Elas compreenderam esse conceito e souberam como colocar em prática”, analisa a coordenadora dos programas pedagógicos ambientais da SME, professora Aparecida Castanho. “Com o tema Casa Ecoeficiente, foi possível agregar várias práticas em benefício da sociedade a partir de práticas dentro de casa”, avalia.

Concurso Campo Limpo

Realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) e coordenado pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (ASSOCAMPOS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Programa Campo Limpo oferece materiais didáticos sobre sustentabilidade ambiental. Entre as responsabilidades e obrigações que fazem parte do Sistema Campo Limpo está a realização da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil.