REDE MUNICIPAL: Comunidade escolar elege 131 novos gestores da Educação

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 6 de dezembro de 2021

No total, 19.431 funcionários dos CMEIs e Escolas e familiares dos alunos votaram nas eleições para diretores e diretoras da Rede Municipal de Educação

Funcionários da Rede Municipal de Educação, pais e responsáveis pelos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais foram às urnas na última sexta (3) para a eleição das novas diretoras e diretores das unidades escolares de Ponta Grossa. Por meio do voto, a comunidade escolar selecionou 131 novos gestores, eleitos para o cargo de direção para os próximos quatro anos, em 73 escolas (71 diretoras e dois diretores) e 58 CMEIs (todas diretoras).

A participação da comunidade escolar foi bastante expressiva. Entre os pais ou responsáveis, 16.828 pessoas participaram da escolha, além de 2.603 funcionários. No total, 19.431 votos foram computados.

Nos CMEIs, 48 diretoras foram reeleitas para o cargo, enquanto 10 unidades terão novas gestoras. Já nas escolas, foram 58 reeleitas e outros 15 locais terão novas diretorias. Em sete unidades a votação não registrou quórum suficiente. A votação teve início às 8 horas e se encerrou às 19 horas de sexta, tendo a contagem dos votos sendo iniciada logo em seguida. O registro das votações foi finalizado por volta da meia-noite, na sede da SME, em Uvaranas.

Conforme Vanessa Cavalari Calixto, membro da Comissão Eleitoral da SME, a eleição ocorreu sem incidentes. “Foi uma oportunidade para a comunidade escolar se manifestar sobre a gestão escolar de cada local. Essa participação é muito importante, porque quanto maior a presença das famílias nas escolas, melhor é o aprendizado dos alunos”, indica Vanessa.

A divulgação oficial dos resultados será nesta terça (07). Em todos os locais onde não houve quórum suficiente (sete unidades) ou não houve registro de candidaturas, a direção será indicada pela Secretaria Municipal de Educação. A posse de todas as novas gestoras e gestores está prevista para o próximo dia 21.

Participação

Valdineia Aparecida Ribeiro votou representando as netas, Luísa e Yasmin, no CMEI Professora Dinailce Cândido Ribeiro, no Bairro Neves. Para a avó, família e escola atuam juntas no aprendizado das crianças. “Tem que participar. Se o filho da gente está na escola, é nosso dever participar. Eu acho que é um conjunto de coisas, da escola e dos responsáveis. Porque não adianta a escola educar, e os pais, não. acho que é um conjunto”, considera Valdineia.