Ponta Grossa vai receber o selo ‘Compromisso pela Educação’

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 10 de novembro de 2021

Município garantiu recebimento do Selo Compromisso pela Educação, oferecido pela ONG Todos pela Educação, por ações e comprometimentos assumidos em prol do ensino

Ponta Grossa vai receber da ONG Todos pela Educação o Selo Compromisso pela Educação, que reflete o tema como prioridade para a gestão municipal 2021-2024. O reconhecimento se dá pelo comprometimento do Município para o desenvolvimento de ações em prol da Educação, pelos estudantes e em nome da qualidade do ensino. De 1.400 municípios inscritos, só 150 garantiram o selo até o momento.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que a cidade está colhendo reconhecimentos em um ano que muitos consideravam “perdido”. “Estou muito feliz, porque todas as sementes plantadas durante este ano, que se considerava que seria um ano perdido para a educação, estão gerando muitos frutos, que colhemos agora. Tudo o que ocorreu durante a pandemia, no pós-pandemia, durante a educação remota e presencial, a qualificação dos profissionais, nos chega como um importante reconhecimento. É uma conquista muito interessante para a educação, que é realmente o que transforma, que educa e que humaniza a nossa cidade”, considera a prefeita.

Brenda Reis Nadler Prata, analista de Relações Governamentais do Todos pela Educação, explica que o município cumpriu todas as etapas necessárias para fazer jus a esse reconhecimento. Entre eles, estão a assinatura de uma carta-compromisso pela prefeita Elizabeth Schmidt, a realização de um curso com participação dos secretários municipais e a demonstração, na prática, da realização de políticas públicas alinhadas ao programa ‘Educação Já Municípios’. Entre elas estão o retorno às aulas, investimentos em formação de profissionais e na aprendizagem, entre outras.

A analista visitou unidades de ensino do município e destacou o merecimento de Ponta Grossa em relação ao selo. “O que vimos traz mais certezas de que Ponta Grossa merece muito receber este selo. Toda a gestão da Secretaria, pessoas que tivemos contato nas escolas que visitamos, foram pessoas que se mostraram comprometidas. Ver uma prefeita também extremamente comprometida com a pauta da educação, que é uma professora, traz esse senso de por que o município tem essa prioridade. Me trouxe certezas e comecei a compreender ainda mais o que diferencia Ponta Grossa de outros municípios”, observa.

Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o selo é um prêmio ao trabalho de toda a SME. “Acredito que o selo vem consolidar o trabalho dessa rede, que se mostrou engajada em um ano difícil, mas que trouxe grandes aprendizados. Trabalho da Secretaria com as escolas, das escolas com as famílias, para que a gente realmente garantisse o direito à aprendizagem para todos os alunos. Entendo que toda essa organização, com o retorno às aulas presenciais, a preocupação com a aprendizagem do aluno e o compromisso de cada um e de todos, fizeram com que Ponta Grossa conquistasse esse selo Compromisso pela Educação, que é o compromisso que nós temos com toda a sociedade ponta-grossense”, analisa a secretária.