SME 2 anos atrás

Ponta Grossa realizará Congresso para debater o ‘renascimento’ da Educação


por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 27 de agosto de 2021

08 a 14 de setembro – O VIII Congresso de Educação: ‘Os desafios da escola e o renascer da Educação para um novo tempo’ será transmitido de modo online com a participação de educadores de todo o país. Inscrições serão abertas nesta sexta (27). Ponta Grossa volta a realizar seu tradicional congresso, realizado desde 2013, com debates e atividades online.

A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa voltará a realizar em setembro o seu tradicional Congresso de Educação, iniciado em 2013 e interrompido no ano passado, devido à pandemia. A oitava edição do evento deverá encarar de frente o momento vivido por profissionais, alunos e comunidade escolar, discutindo ‘os desafios da escola e o renascer da Educação para um novo tempo’ – título do Congresso. As transmissões serão online, de 08 a 14 de setembro de 2021.

Ao invés dos encontros presenciais, que sempre envolveram milhares de pessoas, entram em cena as conferências virtuais. Serão realizadas 29 palestras e debates entre os trabalhadores e especialistas da educação, sempre pelos canais do Youtube do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (youtube.com/uepgnutead) e pelo Núcleo de Formação, Avaliação e Tecnologia Educacional dos Profissionais da Educação da SME (youtube.com/nufatpontagrossa).

O congresso irá mobilizar profissionais da educação do Paraná e do Brasil, debatendo aprendizados vividos sob a pandemia e traçando estratégias para superar problemas e aproveitar aprendizados, como o uso das tecnologias. Segundo a secretária de Educação de Ponta Grossa, professora Simone Pereira Neves, o evento ocorre durante um momento de transição. “É um novo momento está iniciando. Essa transição traz novas perspectivas, reflexões e debates, que devem levar a um crescimento do processo educacional da nossa cidade e também em nosso país”, afirma.

Simone acredita que a Educação é uma “nova linha de frente” para a reconstrução da sociedade e na superação da pandemia. “Por tudo o que vivemos e passamos, pelos impactos que a pandemia ocasionou em todas as pessoas, acredito que a educação está assumindo uma nova linha de frente: da reconstrução desta sociedade que está sendo tão machucada, tão ferida com este processo. Acredito também que a sociedade deposita muita esperança na educação e que nós temos condições de apontar caminhos”, aponta a gestora.

A prefeita de Ponta Grossa, professora Elizabeth Schmidt, considera a retomada do evento um compromisso, uma vez que a formação continuada dos professores é uma política pública perene do município. “É uma oportunidade de discutir todos esses desafios que estão sendo enfrentados e também aqueles que estamos aguardando pela frente. Vamos desde já nos preparar e buscar soluções criativas e que superem as expectativas da sociedade, atendendo as principais demandas de nossos alunos. É um momento de reflexão e um compromisso com a Educação de nossa cidade”, afirma a prefeita.

A edição 2021 do congresso também celebra as vitórias da educação no contexto da pandemia, como forma de parabenizar todos os educadores pela capacidade de adaptação aos novos meios de educar, através de metodologias e aperfeiçoamento de técnicas educativas.

Temas em debate

Entre os temas debatidos, estarão questões como a saúde mental, meio ambiente, educação especial, gestão, equidade, educação infantil, avaliação, conselho escolar, contação de histórias, áreas de ensino, tecnologia educacional, humanização, infância, alfabetização e liderança e desenvolvimento profissional. Com a troca de experiências, pretende-se promover uma reflexão sobre o cenário atual da educação nos Campos Gerais.

A programação completa do evento e o link para as inscrições estão disponíveis em sme.pontagrossa.pr.gov.br/congresso2021

Apoio UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa é parceira da SME no VIII Congresso de Educação de Ponta Grossa, oferecendo apoio à transmissão das palestras e encontros virtuais por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD).


photo_camera Galeria de fotos:


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange