SME 2 meses atrás

Ponta Grossa realiza dias 07 e 08 a II Conferência Intermunicipal de Educação


por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 6 de outubro de 2021

Fórum de debates reúne 11 municípios dos Campos Gerais para debater o desenvolvimento educacional do país, tendo em vista o próximo Plano Nacional de Educação

Ponta Grossa realiza nesta quinta e sexta-feira (07 e 08 de outubro) a segunda Conferência Intermunicipal de Educação dos Campos Gerais, em formato híbrido – parte online e parte presencial –, como etapa da Conferência Nacional de Educação 2022. O fórum de debates regional reunirá representantes de onze municípios, que discutirão temas pertinentes à elaboração do próximo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.

Conforme a secretária de Educação de Ponta Grossa, professora Simone Pereira Neves, as discussões serão de grande relevância para o futuro da Educação, sendo um momento para discussão, reflexão e avaliação das políticas públicas. “Temos grandes desafios a serem discutidos. Dentre eles, além das tecnologias e o seu acesso, o uso dessas novas ferramentas no contexto do pós-pandemia e também a garantia da equidade no ambiente escolar, de maneira que todos tenham acesso garantido a esse direito básico, que é a educação”, ilustra Simone.

A prefeita de Ponta Grossa, professora Elizabeth Schmidt, avalia que o fórum é uma oportunidade para debater temas pertinentes para o futuro da educação no país e também para aproximar os municípios, alinhando as expectativas na área. “Este é um ambiente altamente democrático, aberto pelo poder público em articulação com a sociedade, para que todos possamos contribuir com a melhoria permanente da nossa educação”, comenta a prefeita.

O evento começa às 8h30 desta quinta (07). Após a cerimônia de abertura e leitura do regimento, será realizada a palestra “O Plano Nacional de Educação e a CONAE 2022: História, Desenvolvimento e Estrutura”, com Arnaldo Cardoso Freire e Ítalo Francisco Curcio, ambos representantes do Fórum Nacional de Educação. Ao longo do dia, o conteúdo do texto a ser debatido – que pode receber modificações sugeridas pelos participantes – será dividido e discutido em cinco salas virtuais, onde serão realizados os debates de cada segmento do documento, contendo diferentes diretrizes e metas.

É possível assistir a abertura do evento de maneira online, com transmissão pelo canal do Núcleo de Formação, Avaliação e Tecnologia Educacional dos Profissionais da Educação (NUFAT), mantido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O endereço é youtube.com/NufatPontaGrossa. Para participar das plenárias, é preciso inscrever-se pelo link https://forms.gle/6PsoXUwjeZY8tMFm7 .

Programação 07/10:


8h30 – Cerimônia de abertura
9h – Leitura do Regimento
10h – Palestra de abertura
13h – Cadastramento
13h30 – Realização das Plenárias, por eixo.
Programação 08/10:
8h – Recepção e Plenária Final. Local: Anfiteatro Eunice Miró Guimarães – Rua Bonifácio Ribas, 240, Vila Coronel Cláudio, Ponta Grossa. Público-alvo: Coordenadores e Relatores das Plenárias, demais representantes dos municípios convidados

comment Comentários: