MELHORES PROJETOS: Escolas municipais de PG recebem prêmio ‘Vamos Ler – Geração Digital’

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 29 de novembro de 2021

Alunos receberam prêmios e certificados pelos melhores trabalhos no projeto, que une educação e comunicação

Foi realizada nesta segunda-feira (29), no Anfiteatro Eunice Miró Guimarães, Vila Coronel Cláudio, a premiação dos alunos vencedores no projeto ‘Vamos Ler – Geração Digital’ 2021, organizado pelo Grupo aRede/Jornal da Manhã em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e escolas particulares de Ponta Grossa. Duas escolas municipais tiveram alunos premiados.

Os alunos da Escola Municipal General Aldo Bonde foram premiados pelo melhor blog escolar e melhor vídeo, enquanto a Escola Municipal Zair dos Santos Nascimento, com a aluna Anieli Rodrigues, recebeu o prêmio de melhor texto. Além deles, o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), recebeu a premiação pela melhor fotografia do Projeto. No evento, três escolas privadas também receberam suas premiações (confira abaixo).

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou no evento o número expressivo de crianças alcançadas e o significado pedagógico do projeto para as escolas. “Vejo que todas as professoras, diretores e equipes da SME estão com o peito cheio, de felicidade e orgulho de nossos alunos. Estou muito feliz de ver aqui esses pequenos cidadãos e cidadãs, orgulhosos de seus trabalhos, porque eles sabem que ainda terão muito pela frente. Tudo isso foi possível graças à tecnologia”, enfatizou a prefeita.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, disse que a rede municipal de ensino de Ponta Grossa está em constante evolução para que os alunos continuem aprendendo da melhor forma. “Acredito que o projeto trouxe muitos benefícios para as nossas crianças, todo o envolvimento com a tecnologia proporcionou um enorme conhecimento, aliado aos conteúdos passados pelas professoras. Isso mostra o quanto nossos alunos estão se adaptando com as novas maneiras de aprender”, analisa Simone.

Para a professora Lucilaine Machado Munefiça, da Escola Municipal General Aldo Bonde, viu sua turma do 5º ano vencer na categoria melhor blog escolar. Ela afirma que é um projeto muito significativo para a aprendizagem das crianças. “O projeto ajudou muito no desenvolvimentos dos alunos. Eles nem percebem o crescimento deles, mas foi visível a evolução das crianças no decorrer do ensino”, disse a docente.

O diretor do Grupo aRede/Jornal da Manhã, Eloir Rodrigues, conta que o projeto já existe há 14 anos e é uma contribuição para aproximar a comunicação da educação. “O nosso projeto traz, de uma forma pedagógica e metodológica, recursos para que os professores possam conciliar o conteúdo da sala de aula com a realidade. É uma forma de ampliar a visão de mundo das crianças, a partir das notícias e do contato com as novas tecnologias”, aponta Rodrigues.

Os alunos vencedores foram contemplados com relógios inteligentes (smartwatches) e fones de ouvido (headphones), enquanto os professores receberam relógios inteligentes. Para a categoria Melhor Blog, os professores receberam um tablet e cada aluno recebeu um fone.

Projeto

O projeto Vamos Ler – Geração Digital é uma iniciativa do Grupo aRede que envolve educação, mídia e novas tecnologias. Através de leitura de notícias orientada pelas professoras, são desenvolvidas ações voltadas para o uso de mídias digitais, estimulando assim o protagonismo dos estudantes.

Confira os vencedores:

Categoria Escolas Públicas

Blog Escolar

• Escola Municipal General Aldo Bonde – 5º ano A – Professora Lucilaine Machado Munefiça

Melhor fotografia

• CAIC – Pré II B – Professora Vanessa Josieini Sequinel

Melhor vídeo

• Escola Municipal General Aldo Bonde – 4º ano A – Professora Shirley Batista de Camargo

Melhor texto

• Escola Municipal Zair Santos Nascimento – aluna Anieli dos Santos Rodrigues – 4º ano A – Professora Ronilda de Carvalho Schmigel

Categoria Escolas particulares

Blog Escolar