Horta da Escola ‘João Maria’ supera pandemia e doa produção saudável

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 24 de maio de 2021

A Escola Municipal João Maria Cruz manteve a horta comunitária sustentável mesmo durante a pandemia e faz doação da colheita aos pais de alunos

A horta comunitária e sustentável da Escola Municipal João Maria Cruz, criada em 2018, continuou em atividade mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. Os alimentos colhidos são destinados à merenda escolar e também servem de ajuda para as famílias dos estudantes que passam por dificuldades.

Atualmente cerca de 30 famílias se beneficiam dos alimentos produzidos pela horta e todo o trabalho de cultivo é realizado por um grupo de dez pessoas, que cuidam do plantio de maneira escalonada, com horários marcados e todos os cuidados de segurança.

Segundo a diretora Eliana Gualberto Carvalho, a horta continua em atividade desde quando foi criada e o Selo Sesi foi um poderoso fertilizante. “Isso incentiva os alunos a praticar essas ações em casa também, reciclando embalagens e reutilizando os restos de alimentos para fazer compostagem, por exemplo”, afirma Eliana.

A horta integra o grupo de projetos de sustentabilidade da escola, chamado ‘Sou João, sou Maria, cuido do Mundo e da Família’ e incluem vermicomposteira, captação de água da chuva, coleta de óleo usado de cozinha, lacres de alumínio e outros. Em 2019 o programa foi reconhecido pelo Selo Social Sesi, iniciativa que reconhece boas práticas de organização de desenvolvimento sustentável. Desde então, a escola manteve a horta mesmo com as várias dificuldades da pandemia, sempre incentivando os alunos a cuidar do planeta e ajudando as famílias que precisam dos alimentos colhidos.

Hoje cultivada junto ao convento da Igreja Bom Jesus, em Uvaranas, a horta começou no terreno da própria escola. A expansão ocorreu após uma parceria firmada com o convento, que cedeu uma parte de seu terreno, apoiando a escola no incentivo à boa alimentação e à preservação do planeta. Todo o adubo é orgânico e a produção é entregue à comunidade.

Participação da comunidade

A professora Ederli Bonfim Brandt Zadra é coordenadora do projeto da horta e comenta que a inspiração para expandir o projeto veio da necessidade de um espaço maior para poder atender a comunidade. “Por que não fugir dos muros da escola para expandir esse projeto para a comunidade? Com esse objetivo conseguimos um espaço maior para agregar a horta à comunidade”, conclui.

Vanessa Olinger, mãe de Yasmin, do 3º ano, acredita que a horta é uma experiência muito rica para as crianças. “Além de ajudar a escola, o projeto também ajuda a comunidade em geral. Minha filha adora vir cuidar da horta, na hora de comer ela diz que o gosto das hortaliças é muito diferente porque é plantado de maneira orgânica”, comenta Vanessa.

Segundo o frei Marco Antônio Moreira, a congregação está aberta para todo e qualquer projeto que busque favorecer a educação. “Nós, freis, sempre tivemos esse carinho e cuidado com aqueles que estão aprendendo e buscando ajudar com o serviço social, então tudo que favorece a educação nós sempre estamos muito abertos a ajudar”, afirma.