SME 1 ano atrás

Escola João Maria Cruz ganha o Selo Sesi ODS pela terceira vez


por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 7 de novembro de 2022

Escola Municipal recebeu o reconhecimento pela ótima avaliação de seus projetos na área de sustentabilidade

Pelo terceiro ano a Escola Municipal João Maria Cruz recebeu o Selo Sesi ODS, pelas práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seu papel como articulador do crescimento sustentável no Paraná. A honraria foi concedida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), graças ao conjunto de projetos realizados pela escola, promovendo a sustentabilidade.

Conforme a analista do SESI/PR e membro do comitê avaliador do prêmio, Fernanda Favoratto Martins Butenas, a entidade avaliou os impactos que as instituições tiveram graças a suas práticas nas áreas ambiental, social, de governança e inovação. Os projetos foram avaliados por um conjunto de especialistas em sustentabilidade, o que valoriza ainda mais o trabalho que vem sendo feito pela escola nos últimos anos.

“Vemos que a escola está cada vez mais melhorando seus resultados, tendo impactos mais mensuráveis na comunidade e possui metodologia. Olhamos a quantidade e qualidade das ações e vemos uma melhora a cada ano, consolidando a prática realizada pela escola, além do alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, relata a analista.

Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, a parceria entre escola e comunidade foi fundamental para a conquista. “Um dos impactos considerados pelo SESI foi a grande participação da comunidade nos projetos, com envolvimento de toda a Associação de Pais e Funcionários, demonstrando o empenho da coordenação, apoio da Secretaria Municipal de Educação e de toda a comunidade escolar”, comemorou a secretária.

A diretora Eliana Gualberto Carvalho conta que a cada ano a escola inclui outras inovações, sem abandonar as práticas já realizadas. “Com mais esta conquista em 2022, nós só temos a crescer com o projeto, fazendo com que nossos alunos se tornem a cada dia mais multiplicadores das boas práticas ambientais”, considera a diretora.

Arthur Alves Christani, aluno do 5o ano da escola, participa dos projetos estudando, atuando na horta, levando óleo usado, tampinhas, lacres e blisters. Ele considera que “muita coisa ainda tem que mudar” na sociedade. “A escola nos ensina a ajudar o meio ambiente. Ela nos incentiva a sair daqui sabendo tudo o que tem que fazer. Hoje algumas empresas fazem tudo certinho, mas outras não estão nem aí”, considera ele.

Rosângela do Rocio Pinto, servente escolar, conta que todos os funcionários da escola assumem seu papel como educadores e motivadores. “Nós participamos em tudo, desde o plantio, virando a terra, incentivamos os alunos a plantar, comer e levar para casa os alimentos. Hoje, graças ao incentivo nosso, grande parte deles já possui horta em casa”, conta a funcionária.

Projeto reúne iniciativas sustentáveis

O projeto ‘Eu sou João, eu sou Maria, cuido do mundo e da família’ reúne uma série de práticas sustentáveis, com o envolvimento ativo dos alunos, funcionários e comunidade, como horta orgânica, coleta e uso racional da água, coleta e destinação de óleo usado, reciclagem de tampinhas, lacres, blisters de remédios e caixas de leite, entre outras. A professora Ederli Bonfim Brandt Zadra comenta que os projetos agregam muitos conhecimentos e práticas sociais saudáveis aos alunos. “Eles trabalham os porquês da sustentabilidade. Agregamos a parte pedagógica e também a participação da comunidade. Trabalhamos a importância de arrecadar os materiais que seriam descartados, o uso da compostagem, e vemos neles a consciência da preservação do meio ambiente”, anota ela.

comment Comentários:




Secured By miniOrange