Educação terá três concursos públicos: Escriturários, professores e assistentes

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 15 de março de 2022
Escriturários escolares realizam diversas atividades administrativas nas unidades da SME

Inscrições para os três concursos começam a ser recebidas neste dia 15 de março. Aprovados farão parte do cadastro reserva para estas funções.

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, abre nesta semana inscrições para três novos concursos para ingresso no serviço público na área da Educação. Os concursos são para escriturário escolar II, professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental (20 horas) e assistente de educação para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O objetivo é classificar os candidatos em cadastro reserva para vagas a serem futuramente abertas, possibilitando a convocação imediata. As inscrições podem ser feitas a partir das 12 horas desta terça-feira (15) e seguem até o dia 13 de abril. Os candidatos aprovados poderão ser convocados para as funções a qualquer momento, a critério da Administração e de acordo com as necessidades da Secretaria Municipal de Educação.

Para o emprego de professor 20 horas, a área de atuação será do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. É necessária formação em Magistério (Nível Médio), Curso Normal Superior ou Licenciatura em Pedagogia. Os aprovados serão convocados preferencialmente para trabalhar no período vespertino.

Para o emprego de Assistente de Educação, os convocados poderão atuar no Ensino Fundamental ou na Educação Infantil. A escolaridade necessária é o Ensino Médio completo, para 40 horas semanais. Entre as principais funções deste profissional estão os cuidados com as crianças e o auxílio do processo educativo em todas as atividades do professor, no dia a dia em sala de aula e também no planejamento das atividades, seguindo as orientações contidas na proposta pedagógica do CMEI e das escolas de tempo integral, bem como da Secretaria Municipal de Educação.

Já o cargo de Escriturário Escolar requer, além do Ensino Médio completo ou Curso Técnico a Nível Médio completo, também Curso de Informática Básica, com carga horária mínima de 40 horas. Este profissional deverá exercer diversas atividades administrativas inerentes às funções escolares, como atendimento ao público, matrículas, transferências, entre outros, além de atuar na organização e outras práticas envolvendo a documentação destas atividades, nas escolas ou em outros pontos administrativos.

Para todos os casos, a taxa de inscrição é de R$ 50 e isenção de seu pagamento está disponível para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, para doadores de sangue que doaram nos últimos 12 meses, para pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) e também para doadoras de Leite Materno, conforme a legislação municipal.

Editais disponíveis

Todas as demais informações necessárias para a prestação dos concursos públicos, desde a remuneração salarial aos itens da prova, estão disponíveis no site da Prefeitura de Ponta Grossa.

O edital 001/2022 para Professor 20 horas para o Ensino Fundamental pode ser acessado no endereço https://pontagrossa.pr.gov.br/concursos/cp-001-2022. Já o concurso 002/2022 para Escriturário II e para Assistente de Educação para a Educação Infantil e Ensino Fundamental está disponível em https://pontagrossa.pr.gov.br/concursos/cp-002-2022.

Secured By miniOrange