SME 1 ano atrás

Educação recebe cadastros online para novos alunos até esta quinta

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 16 de novembro de 2022

Sistema para cadastro de intenção de matrícula para novos alunos na Educação Infantil e Ensino Fundamental, totalmente online, fica aberto até esta quinta (17)

Pais e responsáveis que estejam buscando uma vaga na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental na rede pública municipal de ensino precisam realizar o pré-cadastro para as crianças até esta quinta-feira, 17 de novembro. O sistema de cadastramento de novos alunos foi informatizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, assim, o cadastro deve ser feito online, pelo sistema Pré-matrícula PG Online, no site da Prefeitura: pontagrossa.pr.gov.br – pelo ícone Matrícula online.

Em caso de dificuldades ou dúvidas, o cadastro pode ser feito diretamente em qualquer Escola Municipal ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Devem acessar o sistema todas as famílias que querem solicitar uma vaga nova, ou ainda para aquelas crianças que precisarão trocar de CMEI ou de Escola. Já crianças que estão regularmente matriculadas nos CMEIs ou Escolas Municipais e vão permanecer na mesma unidade, não precisam fazer novo cadastro – elas serão encaminhadas para a rematrícula pela própria unidade de ensino, a partir desta quinta.

Preenchimento

Ao preencher os dados, os responsáveis deverão selecionar três opções de pré-matrícula, em três CMEIs ou Escolas diferentes. Será dada prioridade para a primeira opção, depois a segunda e, por último, a terceira. Após essa etapa, CMEIs e Escolas farão a análise dos pedidos e a distribuição das vagas. O pré-cadastro não é uma garantia de vaga. Assim, os responsáveis deverão ficar atentos aos telefones de contato informados para que, quando chamados, possam ir até a unidade escolar para apresentação dos documentos solicitados. A efetivação das matrículas irá ocorrer de 28 de novembro a 09 de dezembro.

Documentos em mãos

Antes de acessar o sistema, deve-se ter em mãos os documentos dos pais ou responsáveis legais e da criança, como CPF, RG, endereço completo, telefones de contato, CPF e cartão SUS da criança. Todos deverão ser apresentados posteriormente, no ato da matrícula. O cadastramento não garante a vaga, que deverá ser posteriormente confirmada pela unidade de ensino. Ele deve ser feito apenas uma vez – caso ele seja feito novamente, o sistema irá considerar apenas o cadastro realizado por último, ou seja, o anterior será substituído. Caso não consiga finalizar o cadastro, o responsável pode procurar a unidade de ensino mais próxima de sua casa.