SME 7 meses atrás

Educação dá posse para 153 novos diretores da rede municipal de PG


por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 22 de dezembro de 2021

Em cerimônia no Cine Teatro Ópera, novas gestoras e gestores tomaram posse de seus cargos – e desafios – para o período 2022 a 2025

As 153 novas diretoras e diretores da rede municipal de Educação de Ponta Grossa tomaram posse de seus cargos – e também de seus desafios – para o próximo mandato dos gestores escolares, que começa em 2023 e segue até 2025. Destas, 151 são mulheres e dois homens. A cerimônia foi realizada no Cine Teatro Ópera, na noite desta terça (21), com a presença da secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, e da prefeita Elizabeth Schmidt.

A grande maioria dos novos gestores foi eleita pela própria comunidade escolar, com exceção dos novos dirigentes daquelas unidades onde não houve candidaturas registradas ou para novas unidades construídas pela Prefeitura. Na eleição, realizada no início de dezembro, foram selecionados 131 diretores, com expressiva participação da comunidade escolar. Entre os pais ou responsáveis, 16.828 pessoas participaram da escolha, além de 2.603 funcionários. No total, 19.431 votos foram computados. As demais unidades tiveram suas diretorias indicadas pela SME, seguindo critérios técnicos.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, agradeceu a equipe que organizou todo o processo de seleção, que teve início com a realização de um curso de gestão para todos os interessados em assumir a direção de uma das unidades escolares do município. Apenas candidatas e candidatos aprovados na avaliação puderam se candidatar. Ela também destacou a lisura de todo o processo.

Ela deu amplo destaque ao necessário compromisso de todos os novos gestores com a garantia do aprendizado dos alunos. “Chegamos a um ponto da nossa história em que é necessário garantir – e destaco a palavra garantir – a alfabetização na idade certa, aos sete anos, independente das dificuldades, e também de garantir o aprendizado de todos”, disse Simone.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, as diretoras terão pela frente diversos desafios, entre eles o de apoiar os alunos e a comunidade no cenário pós-pandemia. “Quantos de nossos alunos não perderam pessoas que amam?”, questionou a prefeita. Ela também parabenizou a todos os novos gestores e também destacou que a principal meta deve ser garantir o aprendizado e a alfabetização na idade certa. “Este é um compromisso de todas nós, professoras e professores de nossa rede, porque deste momento depende todo o futuro de cada um de nossos alunos”, destacou Elizabeth.

Compromisso pela Educação

Além da documentação e do termo de posse, cada uma das diretoras e diretores recebeu também o certificado Compromisso pela Educação, oferecido pela ONG Todos pela Educação à Prefeitura de Ponta Grossa. O selo respalda as ações do município em benefício da educação e sela o compromisso de garantir um aprendizado de qualidade para todos os estudantes.

Confira na íntegra o discurso da secretária de Educação, Simone Pereira Neves, na cerimônia de posse das novas diretoras e diretores da rede municipal:

Prezadas diretoras, prezados diretores… boa noite!

Quero começar fazendo alguns agradecimentos.

Obrigada à comissão eleitoral, que cuidou de todo o processo de organização das candidaturas e do processo eleitoral. Agradeço também às comissões formadas nas escolas e a toda a equipe da SME que tornou esse movimento possível. Um processo legítimo e democrático, totalmente livre de interferências externas e que obedeceu tão somente a vontade da comunidade escolar. Agradeço a todos e todas que realizaram o curso de gestão, que se dispuseram a colocar seu nome à disposição. A toda a comunidade de pais e responsáveis, que compareceu de maneira expressiva, com 16.828 votos, além dos 2.603 funcionários que votaram. Foram 19.431 votos em uma eleição muito transparente, com respeito, como a Democracia realmente deve acontecer. Obrigada Prefeita, senhores vereadores, que também compartilharam desses ideais em todos os momentos.

Diretoras e diretores.

Depois de vivida a euforia da vitória, chega o peso da responsabilidade.

A partir deste momento estarão sob os cuidados das senhoras e dos senhores o aprendizado – e por que não – o destino de 31.975 alunos da rede pública municipal de Ponta Grossa.

Caberá a vocês tomar como sua a nossa rede, que já é conhecida pelo cuidado, pelo carinho com os estudantes e com a infância, uma base que produz efeitos muito importantes para nossa cidade. Até aqui construímos uma educação de qualidade, que vem merecendo a confiança da sociedade.

Durante este ano, nossa marca foi a perseverança. Passamos por uma série de provações, e mesmo assim, conseguimos avançar, reduzindo os impactos da pandemia. Fomos a primeira grande cidade do Paraná a retornar ao ensino presencial de maneira ininterrupta. E só conseguimos esse feito porque trabalhamos com informações, dados, programação e compromisso com a aprendizagem dos alunos.

Neste momento, porém, nosso compromisso se tornou maior. Chegamos a um ponto da nossa história em que é necessário garantir – e destaco a palavra garantir – a alfabetização na idade certa, aos sete anos, independente das dificuldades, e também de garantir o aprendizado.

E por falar em compromisso, é por este motivo é que todos encontrarão, entre os documentos incluídos na pasta, o Selo Compromisso pela Educação, uma importante conquista de todos nós. Ele representa não apenas um reconhecimento, mas um verdadeiro pacto em benefício dos nossos alunos. Fizemos questão de entregar esse certificado a cada um de vocês, por isso coloquem em um lugar visível na escola e convidem as famílias a fazerem parte dessa ação. Tenham nele um lembrete permanente desse compromisso.

Esse trabalho começa na Educação Infantil, diretoras, onde o aprender se realiza por meio da afetividade, com as brincadeiras e interações, tendo sempre um ambiente seguro, que respeite a criança e a coloque como protagonista de seu aprendizado, respeitando a curiosidade.

O tempo passa muito rápido e após o quinto ano do Ensino Fundamental, nossos alunos não estarão mais conosco. Após isso, não teremos mais oportunidades para ensiná-los. Temos, portanto, que agir e deixá-los preparados, com a convicção de que estão prontos para a vida e de que fizemos com eles um trabalho bem feito, ano após ano. Todos os sentidos dos gestores escolares deverão estar alinhados com este objetivo, que deverá ser também o objetivo de todos os funcionários, sem exceção. Qualquer ação dentro da escola deve ter o aprendizado como meta, não para alguns, mas para todos os alunos.

Pelos próximos quatro anos, cada um de vocês deverá desenvolver, de maneira permanente, o aprimoramento da capacidade de sua gestão, com foco nos resultados de aprendizagem. Embasar as tomadas de decisões sempre de maneira coletiva e democrática, porém com dados e diagnósticos. Agir com altas expectativas em relação ao aprendizado e o desenvolvimento integral dos estudantes. Aprofundar a coesão entre secretaria, escolas e comunidade. Porque não existem em separado a Secretaria, escolas CMEIs. Todos formamos uma única unidade, conectada como uma grande rede, tendo uma única razão de existir: o desenvolvimento integral do nosso corpo de alunos. TODOS. JUNTOS. CONECTADOS. Vamos reduzir as desigualdades entre escolas e entre estudantes. Para isso, devemos funcionar de maneira precisa, eficaz, orgânica, como uma rede que deve buscar de maneira permanente uma educação de qualidade para todos.

É importante lembrar também o contexto em que estamos. A tormenta da pandemia já passou, mas o tormento ainda não. Por este motivo, permaneçamos atentos e bem informados. Estamos ensaiando uma transição da fase de pandemia para, talvez, uma fase endêmica, onde o vírus pode retornar de tempos em tempos, e isso poderá causar reações na escola. É necessário administrar. Essa passagem será muito lenta para alguns, ou muito rápida para outros. Poderá ser difícil controlar essa ansiedade, mas os riscos de uns são diferentes dos riscos de outros, e deverão prevalecer sempre as orientações da Saúde e a ação humanizada, a solidariedade e a segurança de todos, sempre protegendo a vida e a aprendizagem – como fizemos neste ano.

Temos esse grande desafio pela frente: resgatar o que a pandemia nos tirou. Nosso olhar deve ser de equidade para que todas as crianças possam se desenvolver e é nossa obrigação oferecer a elas novas oportunidades para o aprendizado, após dois anos muito difíceis. Nossas ações vão moldar a forma como as crianças irão encarar isso no futuro.

Por tudo isso, esperem o inesperado e estejam preparadas para ele.

Estejam também abertos ao novo e pratiquem novos ângulos de visão. Necessitamos de pessoas que estejam abertas à formação e à inovação. Pessoas que encarem isso como tarefa e como evolução, pois estamos sempre prontos, mas nunca estaremos finalizados. Dizemos isto não apenas aos novos gestores e gestoras, mas também a vocês que foram reconduzidas ao cargo de diretora. Não encarem como mera continuidade. Este é um outro ciclo, com novas ideias, objetivos e metas. Lembrem que inovação não é somente tecnologia. O caminho para ela não é rápido, pois é uma construção gradativa. Não é apenas compra de equipamentos, mas também uma cultura que se adquire e se pratica.

Alguns lembretes importantes: Pratiquem a autonomia, com responsabilidade. Fortaleçam a relação entre família e escola. Realizem a Busca Ativa constantemente. Peçam por favor, peçam desculpas, com licença, peçam perdão, agradeçam, exijam, colaborem, elogiem. Façam boas parcerias e busquem um ambiente escolar de alegria e prazeroso, pois passamos nele uma parte muito importante de nossas vidas.

Desejamos que todas e todos exerçam sua liderança de maneira positiva e que caminhem lado a lado com a Secretaria, pra que possamos deixar nossas escolas e CMEIs mais humanizados, onde todos os alunos possam ter como legado essa escola de qualidade.

E para encerrar, gostaria de convidar a todos para dar novo significado à nossa jornada. No início deste ano eu disse a vocês que estávamos no mesmo barco e que somente juntos poderíamos atravessar o mar revolto que nos esperava. E assim foi. Neste ano que está terminando, cruzamos muitas tempestades e estamos chegando ao porto. Pois chegou a hora de pensar diferente. Desta vez o convite é para entrarmos em outra nave, um foguete, pois nosso pensamento deve ser: está na hora da Educação de Ponta Grossa voar. Todos vocês foram escolhidas e escolhidos para participar desse voo. Sejam muito bem-vindos e bem-vindas a bordo, assumam as suas funções e seus compromissos e vamos todos decolar.

Juntos na construção da escola pública que ensina e humaniza.

Simone Pereira Neves – secretária de Educação de Ponta Grossa

Veja as fotos do evento:

comment Comentários:




Secured By miniOrange