CMEIs que tiveram aulas suspensas retornam já nesta semana

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 31 de maio de 2021

CMEI Petrônio Fernal retornou às atividades presenciais nesta segunda (31), enquanto outros dois reabrirão aos alunos nesta terça (1º)

Dando sequência ao retorno gradativo das aulas presenciais em Ponta Grossa, foram retomadas nesta segunda-feira (31) as atividades escolares no Centro Municipal de Educação Infantil Petrônio Fernal, no Bairro Oficinas. Outros dois CMEIs que também tiveram as atividades suspensas em precaução contra a Covid-19 retornam nesta terça (1º). Desta forma, todos os 63 CMEIs da cidade encontram-se em funcionamento.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, as suspensões temporárias de aulas serão realizadas sempre que a medida for necessária durante o processo de retorno gradativo às aulas presenciais durante a pandemia. A retomada das atividades nestes locais será realizada tão logo seja possível o retorno dos funcionários de cada unidade.

No CMEI Petrônio Fernal foram suspendidas temporariamente as aulas após sete suspeitas de casos de Covid-19 entre profissionais do CMEI, que possui 34 funcionários. Iniciada no dia 18 de maio, a suspensão foi finalizada na última sexta (28). Durante o período, não foram registrados novos casos ou suspeitas de infecção, o que permitiu o retorno às atividades nesta unidade. Já nos CMEIs José Santana e Profª Odysséa De Oliveira Hilgenberg, foram confirmadas quatro e descartadas oito suspeitas.

A professora Marilce Ribeiro de Melo, do CMEI Petrônio, destaca o cuidado com o distanciamento entre as crianças. “Eles dizem que estavam com saudades do ambiente da escola. É importante para as crianças aqui, porque eles se soltam mais para fazer as atividades, por conta da interação social”, demonstra ela, que desenvolveu nesta tarde atividades recreativas com os alunos – cada um em seu espaço, demarcado por diversos bambolês. O espaço contabiliza 238 alunos matriculados e aproximadamente 50% deste total deve frequentar as aulas, conforme opção realizada pelos pais.

Conforme a diretora do CMEI, professora Geanice Fanha, os professores estão “mais que preparados”, e as crianças, ansiosas pelo retorno. “Nós também tivemos um retorno dos pais, sobre a necessidade de as crianças irem até o CMEI, pela questão da socialização com outras crianças. Estava faltando para eles a parte social no aprendizado. Acho o retorno muito importante, devido a muitos de nossos alunos morarem em apartamentos e não terem contato com outras crianças, nem um espaço para brincar. Eles necessitam desse espaço lúdico que é a escola, para poder desenvolver totalmente o aprendizado”, observa a diretora.

Escolas suspensas

Neste momento, por precaução em relação à Covid-19, estão suspensas as atividades em quatro escolas, entre as 149 unidades de ensino municipais, as quais encontram-se apenas com ensino remoto: Escola Municipal José Pinto Rosas, Escola Zanoni Rogoski, Escola Plácido Cardon e Escola Maria Laura Pereira – esta última terá as aulas suspensas a partir desta terça (1º).