SME 1 ano atrás

Ano letivo inicia com entrega de novos materiais escolares em PG

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 6 de fevereiro de 2023

A rede municipal de Educação de Ponta Grossa iniciou nesta segunda (06) o ano letivo 2023 para mais de 32 mil alunos, da Educação Infantil (creche e pré-escola) e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1o e 2o ciclos, do 1o ao 5o ano). Já nesta primeira semana, os alunos estão recebendo seus kits de materiais escolares, de uso individual, para as atividades propostas pelos professores e professoras em sala de aula e nas tarefas.

Para dar início ao repasse para os alunos, nesta segunda, a prefeita Elizabeth Schmidt e a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, realizaram uma entrega simbólica para os estudantes, com a presença da comunidade escolar, na Escola Municipal Alda dos Santos Rebonato, no Núcleo Rio Verde. O valor investido nos materiais escolares é de R$ 1,3 milhão, com as entregas ocorrendo ao longo desta semana em todas as unidades.

“Nossas escolas oferecem cada vez mais e melhores condições para que nossas crianças tenham acesso tudo o que precisam para garantir o seu aprendizado e o sucesso em sua vida escolar. Tudo o que é feito é para nossos alunos e eles serão cada vez mais estudiosos e protagonistas de grandes histórias”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt.

Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, os materiais oferecem suporte para o aprendizado dos alunos. “Esta é uma garantia que as famílias possuem, o que também representa segurança e um benefício que impacta diretamente no orçamento familiar. Além dos kits para os alunos, também entregamos os novos uniformes profissionais e cadernos de planejamento para os professores, para que tenham mais insumos para oferecer um aprendizado de qualidade para nossos alunos”, destacou Simone.

Os kits entregues são de três tipos, para a pré-escola, 1o e 2o ciclos do Ensino Fundamental. Cada um contém os materiais necessários para cada idade escolar, entre cadernos de desenho, caligrafia, matemática e linguagem para as demais matérias, além de réguas, lápis, borrachas, apontadores, canetas, colas, lápis de cor e outros itens. Os cadernos receberam a identidade visual comemorativa aos 200 anos de Ponta Grossa e foram desenvolvidos pela equipe de comunicação da Prefeitura.

Maria da Glória, mãe da aluna Emanuelle Pinheiro da Rosa, acredita que os materiais vão contribuir para que sua filha continue sendo uma ótima aluna. “Só tenho a agradecer o carinho e o aprendizado que ela recebe na escola. Os materiais representam um auxílio muito grande, pois estão com um preço muito alto e ajuda muito a família. O que gastaríamos em material, podemos comprar um alimento, fazer um passeio. O material é muito lindo e completo, além de ser uma conta a menos”, revela a mãe.

Maria da Glória com a filha Emanuelle

O município conta hoje com 156 unidades escolares mantidas pela Prefeitura, sendo 88 Escolas e 68 Centros Municipais de Educação Infantil. Dois novos CMEIs começaram a funcionar hoje: Professora Vanda Taques de Almeida, no Jardim Carvalho, e Henrique Ribeiro de Lima, no Recanto Brasil.

Novas matrículas

Ao longo da primeira semana de aulas, as escolas e CMEIs seguirão entrando em contato com as famílias que solicitaram vagas na rede municipal em janeiro e nos primeiros dias de fevereiro. Estas solicitações foram feitas após o encerramento do período de pré-matrículas, em 2022. A Central de Matrículas da SME segue encaminhando as solicitações para as vagas remanescentes, dando preferência para uma das três opções selecionadas no momento da realização do cadastro. A Secretaria poderá ainda oferecer outra opção para os responsáveis, conforme a distribuição de vagas disponíveis nas unidades escolares.