SME 1 ano atrás

199 ANOS: Prefeitura divulga editais para desfiles de 07 e 15 de setembro

por Rodrigo Kwiatkowski Silva em 21 de julho de 2022

Grupos interessados em participar dos desfiles de Independência e Aniversário de Ponta Grossa devem ler os editais e já podem realizar as inscrições

Já estão disponíveis os editais que regulamentam a participação de grupos e entidades nos desfiles de 200 anos da Independência do Brasil e do Aniversário de 199 anos de Ponta Grossa, que voltam a ser realizados, nos próximos dias 07 e 15 de setembro, após dois anos de restrições causadas pela pandemia de Covid-19. As comemorações também contemplam a abertura da Semana da Pátria, no dia 1o de setembro, em frente à Prefeitura, às 14 horas.

A organização dos eventos é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e apoio das forças de segurança com atividade no município – que se reuniram novamente nesta quinta (21). Para participar, os grupos interessados deverão realizar a leitura dos editais e seguir as orientações, enviando as fichas de inscrição localizadas nos documentos. As inscrições estarão abertas até o dia 19 de agosto. No dia 07 o desfile começa às 10h, enquanto no dia 15 o início será às 8h30.

Enquanto no dia 07 se celebrará o bicentenário da Independência, Ponta Grossa procura celebrar em seus 199 anos as diferentes identidades de sua gente, sob o tema “Orgulho do Paraná, na grandeza do Brasil” – trecho de um dos versos do hino municipal.

Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, os eventos buscam estimular a participação coletiva. “Tradicionalmente as comemorações de setembro valorizam as atitudes cívicas e contribuem para o exercício da cidadania, sempre com respeito à Pátria, ao Município e a todos aqueles que fazem parte de nossa comunidade. Elas dão visibilidade a diferentes segmentos da nossa população e ampliam nosso sentimento de pertencimento”, observa Simone.

Anderson Machado, subcomandante da Guarda Municipal de Ponta Grossa, aponta que as forças de segurança envolvidas no desfile buscam realizar um grande evento. “A expectativa da população é bem grande, tendo em vista que Ponta Grossa é uma cidade que tem como tradição os dois desfiles. Entre as instituições de segurança que vão executar o desfile, a vontade de participar também é grande e a expectativa é de fazer um desfile bonito como já foram os outros, nos anos passados”, comenta Machado.

O tenente-coronel Francisco Guilherme de Siqueira, oficial de comunicação social, considera que os desfiles são uma nova oportunidade para o público expressar seu civismo. “Vejo que é o momento novamente de as pessoas expressarem seu amor à pátria, seu momento cívico, vibrar com o desfile dos militares, com o desfile dos escolares. Se encaixa em um momento de comemoração, de celebrar um tempo que passou e um tempo que vai começar. E estas reuniões têm o objetivo de coordenar tudo isso para que tudo corra bem, para que seja uma festa para todos, tanto para aqueles que assistem quanto para aqueles que estarão participando”, aponta Siqueira.

O link para os editais com as fichas de inscrição pode ser acessado diretamente pelo site da Prefeitura de Ponta Grossa ou no link https://sme.pontagrossa.pr.gov.br/desfiles/

Secured By miniOrange